1 Como organizar a sua rotina com o homeschooling de seu filho | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
17/03/2021 00:20

Como organizar a sua rotina com o homeschooling de seu filho

Com a volta as aulas neste mês de fevereiro, os alunos, escolas e pais estão a mil. Principalmente com as novas mudanças temporárias durante a pandemia.

O Governo de São Paulo colocou como critério para a abertura das escolas, que as salas de aula comportem apenas 35% dos alunos matriculados.

Os demais alunos continuam com o sistema de homeschooling com aulas remotas.

Com isso, os pais e responsáveis pelo aluno enfrentarão uma nova rotina e precisarão de bastante resiliência ao conciliar o trabalho e as tarefas de casa com a educação dos filhos.

Pensando nisso, neste artigo separamos algumas dicas para auxiliar na organização da rotina homeschooling do seu filho e conciliar melhor a educação da criança com as outras tarefas.

 

Dicas para homeschooling: Mantenha o horário que a criança já está acostumada a estudar

Se a criança estuda no período da manhã, a orientação é que o pequeno continue acordando cedo, troque de roupa e vá estudar durante o período de aula matinal normal.

Lembrando que a quarentena não é férias, a criança continua estudando, mas em casa. Se não manter uma rotina, pode acabar sendo difícil para os pais manter o controle da produtividade dos filhos.

Ajude seu filho a manter o mesmo horário de estudos normalmente e acompanhe de perto a grade recomendada da escola.
 

Dicas para homeschooling: Reveja o restante da rotina diária junto com a criança

As interrupções, atividades fora de hora e quebra de rotina são as principais inimigas do trabalho e estudo em casa.

Por isso, estabeleça com os pequenos os horários para cada atividade do dia. Horário de estudar, horário das aulas, horário para utilizar tablet ou celular, horário para comer, descansar, para tomar banho.

Com a rotina estabelecida, será mais fácil para o dia correr com mais harmonia e tranquilidade.

Utilize também da tecnologia e apps que auxiliem nesse processo, como AppGuardian, por exemplo, no qual os pais conseguem gerenciar o tempo dos filhos nas telas e organizar a rotina do dia-a-dia.
 

Dicas para homeschooling: Tenha um ambiente fixo para cada atividade

Com a pandemia, os pais também estão trabalhando home office, ou seja, fica todo mundo em casa. Com isso, para evitar distrações e que pais e filhos prejudiquem as atividades um do outro, é imprescindível definir espaços.

Tenha um local fixo para trabalhar e mostre a criança que aquele é seu local de trabalho e que não deve entrar lá, somente se for extremamente necessário.

Dê também para a criança um local para estudar onde seja possível que ele tenha autonomia , com organização e todos os materiais que ele precisa: cadernos, lápis, lápis de cor, etc., e um assento confortável e espaçoso para o mesmo.

Deixe também água e lanchinhos para que eles não saiam da aula com a desculpa de sede ou fome. Mostre para ele que ali é sua nova escolinha, temporariamente.

É muito importante também manter TV e distrações longe dos espaços de trabalho e estudo. A criança precisa saber que há um local reservado para brincar e se divertir, como a sala, seu quarto de dormir ou o quintal, por exemplo.

 

Dicas para homeschooling: Ofereça recompensas

Recompensas funcionam bastante com crianças. Para auxiliar na rotina homeschooling, ensine a criança que primeiro vem o dever e depois a diversão.

Se seu filho cumprir direitinho o horário das aulas e atividades, pode recompensá-lo com um joguinho juntos no fim do dia, brincar, passear, etc.

Mostre para a criança que a sua disciplina e seus esforços são vistos e recompensados.
 

Dicas para homeschooling: Dê mais autonomia para a criança

Se você está o tempo todo inserido na rotina homeschooling do seu filho, não desgruda nenhum momento do lado dele, com certeza ele não vai conseguir se acostumar sem você.

É muito importante dar autonomia para a criança também, principalmente se já for grandinha. Os pequenos aprendem muito rápido quando o assunto é computador e internet, confie que eles são capazes de fazer suas tarefas sozinhos.

Esteja presente apenas em caso de dúvidas ou outras emergências.
 
Achou nossas dicas úteis? Compartilhe com os amigos nas redes sociais!
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok