1 6 dicas para ajudar seu filho a estudar sozinho e manter uma rotina de estudos | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
18/08/2021 09:51

6 dicas para ajudar seu filho a estudar sozinho e manter uma rotina de estudos

A importância dos pais na educação dos filhos vai além de ajudar a resolver tarefas – eles devem tornar a rotina de estudos atraente. O seu papel é tornar o aprendizado infantil mais interessante, de forma que seu filho prossiga com isso sozinho.

E como fazer isso? Prossiga com a leitura do artigo e entenda como incentivar seus filhos a estudar!

 

A importância dos pais na educação dos filhos: como ajudar seu filho a estudar sozinho?

Estudar em casa pode ser uma novidade para seu filho – e por ser uma novidade, ele precisa se adaptar. A importância dos pais na educação dos filhos reside em tornar o ambiente propício para uma rotina de estudos.

Através de uma postura proativa e colaborativa na educação dos filhos, é possível motivá-lo na rotina de estudos. Seu papel é tornar o estudo interessante e atrativo, o que acarreta em um rendimento escolar positivo.
Tenha em mente que estudar é um hábito a ser cultivado todos os dias, de diferentes formas. Ao final, seu filho vai se tornando cada vez mais capaz de estudar sozinho!

 

Aprendizado infantil: 6 dicas para ajudar seus filho a estudar em casa

“Tornar a rotina de estudos na educação infantil mais agradável é o primeiro passo para a educação escolar ser interessante.”

Como incentivar seus filhos a estudar? Essa é a grande questão para pais com filhos que entendem que estar em casa significa que não precisa estudar. O primeiro passo para o incentivo é deixar claro que esse pensamento não poderia estar mais errado.

Porém, além desse desenvolvimento emocional, é necessário que não elimine os momentos de diversão. O ideal é que monte um cronograma de estudos que deixe claro os momentos para estudar e os momentos para se divertir.

E quais são as outras dicas para a educação dos filhos em casa? Veja agora como incentivar seus filhos a estudar

 

Reserve um espaço para estudos

Para seu filho ser realmente produtivo no cronograma de estudos, é importante garantir um espaço reservado com boa iluminação, mesa e bom conforto. Não improvise um espaço na sala ou cozinha, pois isso acarreta em muitas distrações.
 

Crie uma rotina de estudos para educação infantil

Seu filho precisa seguir uma rotina de estudos para garantir que o aprendizado dele seja completo, levando como base a grade curricular da escola. Divida as matérias e defina um tempo para leitura, aulas online e execução de tarefas.

Claro que você também deve definir o tempo livre, que deve ser o suficiente para seu filho não se sentir sobrecarregado.

 

Acompanhe as aulas disponíveis

Para seu filho não estar defasado ou perdido na educação escolar, acompanhe as aulas online que estão sendo dadas pela escola. Dessa forma, você e seu filho conseguem estar a par dos outros alunos e dos professores
 

Converse com o seu filho sobre o que ele aprendeu

Conversar diariamente com seu filho sobre a educação escolar é excelente como motivação para continuar. Afinal, ele sente que você se importa com isso e ainda ajuda na fixação dos conteúdos vistos no dia.
 

Interrompa as distrações

Durante a rotina de estudos na educação infantil, cesse com aparelhos eletrônicos e outras formas de distração que possam atrapalhar a concentração. Defina que eles podem ser usados em outro momento.

Claro que é mais difícil quando se fala em computador e celular, que são usados para aulas online. Contudo, você pode verificar se há abas abertas de jogos ou redes sociais que atrapalharão a concentração.

 

Conte com a tecnologia para ajudar na educação infantil

Falando em tecnologia aliada às aulas, ela pode ser algo além de distração de outra forma: por aplicativos como ferramentas educacionais. Esses aplicativos ajudam na concentração e motivação durante a educação infantil. Alguns exemplos são:
  • Easy Study, que permite ao aluno criar uma rotina de estudos;
  • Forest, que adota a técnica pomodoro e também bloqueia outros aplicativos que possam distrair;
  • Duolingo kids, que pode complementar o ensino de línguas estrangeiras.

Conte com a escola para ter uma rotina de estudos

Ajudar seu filho a estudar em casa não é (e nem deve ser) uma tarefa solitária, pois você pode contar com o apoio da escola nisso. Ao constantemente entrar em contato com os professores, você pode acompanhar de maneira mais certeira o ensino do seu filho.

Além disso, você deve dar apoio e elogiar cada conquista dele. Dessa forma, estudar sozinho não será um desafio tão grande para o seu filho – e nem para você!

 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok