1 Volta às aulas presenciais na educação infantil: Quais cuidados tomar? | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Ed. Infantil: (11) 3683-3785 I Ensino Fundamental: (11) 2925-6836
13/04/2022 07:05

Volta às aulas presenciais na educação infantil: Quais cuidados tomar?

Em 2020, o distanciamento social impôs uma série de mudanças no cotidiano das crianças, começando pelo fechamento temporário das escolas. Agora, em 2022, começa a volta às aulas presenciais.
 

Porém, o coronavírus ainda é um risco, o que faz com que a volta às aulas em 2022 seja executada com uma série de medidas de prevenção. É apenas por meio desses cuidados que se faz possível o retorno das aulas presenciais.
 

E quais são esses cuidados? Prossiga com a leitura do artigo e entenda mais sobre!

 

Qual é a importância das aulas presenciais?

 
 

“O ambiente escolar sempre foi parte fundamental da aprendizagem, indo além de ser um espaço para entender conteúdos curriculares.”
 

Muitas vezes, a importância das aulas presenciais é subestimada pela possibilidade de se aprender tudo digitalmente. Contudo, as salas de aula são parte fundamental do desenvolvimento infantil, pois as crianças são estimuladas pelos espaços e pelos colegas.
 

O convívio com o outro, assim como a troca e o compartilhamento de experiências, são essenciais para o desenvolvimento individual e coletivo. Nas salas de aula, o aluno tem a interação com os pares e a oportunidade de dançar, cantar e brincar com os outros.
 

Mesmo com diversas estratégias para as aulas em casa, há uma diferença forte no olhar pedagógico atento que existe no meio presencial. Dessa forma, a importância das aulas presenciais reside no maior impacto que tem no desenvolvimento infantil!

 

Volta às aulas presenciais na educação infantil: Quais são os cuidados?

 
 

Com a volta às aulas em 2022, vários cuidados são recomendados para a escola e para os pais. Apesar do avanço da vacinação, ainda há pandemia, o que exige que os responsáveis continuem alertas durante o retorno das aulas presenciais.
 

E quais são as principais medidas de prevenção?
 

 

Esteja com a vacinação em dia

 

Crianças a partir dos 5 anos podem garantir a primeira dose da vacina – basta se cadastrar no site municipal para vacinação e aguardar o agendamento. Com a vacina em dia, é menor a chance da criança contrair o coronavírus durante as aulas presenciais.

 

Informe as crianças sobre como ocorre o contágio

 
 

Na volta às aulas em 2022, é importante que as crianças estejam bem informadas sobre o problema. Elas precisam saber como ocorre o contágio nas aulas presenciais, de forma que evitem por conta própria o problema.
 

As principais formas de contágio são pelo espirro, pela tosse, pela fala e pelo toque em objetos contaminados.

 

Veja se a escola adotou medidas de prevenção para as aulas presenciais

 
 

Mesmo vacinadas parcialmente, as crianças devem adotar as principais medidas de prevenção:
 

  • O uso de máscara;

  • Sempre realizar a higienização das mãos;

  • Manter o distanciamento entre os colegas, principalmente na hora da refeição.

     

    Confira se o colégio está realizando a limpeza frequente dos ambientes

     

Durante o retorno das aulas presenciais, é importante que a escola tome cuidado redobrado nas limpezas. Além de mais frequentes, elas devem ser bem feitas, de forma que diminua quase totalmente as chances de contágio por objetos contaminados.
 

Os ambientes devem ser bem arejados e as janelas precisam permanecer abertas para o ar circular mais livremente. Se possível, a escola deve planejar mais atividades ao ar livre nesse momento.

 

Atenção aos sintomas

 
 

Se forem observados os sintomas do coronavírus em alguma criança, ela deve ser afastada imediatamente e testada, assim como colegas mais próximos. Dessa forma, diminui-se o risco dela possivelmente contaminar outras crianças.

 

Conclusão

 
 

É impossível evitar 100% o risco – o uso de máscara e a higienização das mãos existem para diminuir bastante, mas não totalmente, o risco. Contudo, o retorno às aulas presenciais se faz possível por meio da combinação de todos os cuidados possíveis.
 

Então, você pode confiar na volta às aulas presenciais? Sim, mas depende da sua confiança na escola e dos próprios cuidados com o seu filho!


Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok