1 Tecnologia educacional aliada ao ensino da língua inglesa | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Ed. Infantil: (11) 3683-3785 I Ensino Fundamental: (11) 2925-6836
18/04/2022 21:38

Tecnologia educacional aliada ao ensino da língua inglesa

Que a tecnologia faz parte da vida das crianças, principalmente da geração Alpha, é inegável. Porém, tem ganhado mais espaço nas escolas a tecnologia educacional, voltada para o ensino de inglês.

Diversas instituições de ensino têm adotado novas tecnologias no ensino de língua inglesa, de forma a inovar na sala de aula. Dessa forma, se aprimora a educação infantil e torna ela mais atrativa para os olhos do seu filho.

Mas essa é realmente a melhor maneira de aprender inglês? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o uso de tecnologias digitais no ensino de língua inglesa!
 

Qual é a importância da tecnologia na língua inglesa?



“A tecnologia é só uma ferramenta. No que se refere a motivar as crianças e conseguir que trabalhem juntas, um professor é o recurso mais importante.” (Bill Gates)

Qual é a importância da tecnologia na língua inglesa? Bem, como qualquer outro campo de atuação, o ensino do inglês tem mudado com os avanços tecnológicos. Diferentes ferramentas digitais contribuem para a aproximação entre a educação e a tecnologia.

As novas tecnologias no ensino de língua inglesa surgem para facilitar o ensino, tornando a experiência educativa melhor de duas formas:
  • Facilitando a atuação do professor;
  • Tornando as aulas mais atrativas para as crianças, que já são parte do meio digital no mundo moderno.

A importância da tecnologia na língua inglesa é o fato dela unir alunos e professores em tempo real, permitindo a intercomunicação. Porém, as vantagens da tecnologia variam conforme o tipo que estamos falando.
 

Tecnologia educacional para aprender inglês: quais são as novas tecnologias no ensino de língua inglesa?


O uso de tecnologias digitais no ensino de língua inglesa se tornou comum com a chegada da pandemia e do ensino à distância nas escolas. Porém, as novas tecnologias na educação são diferentes e não vão ser aplicadas de forma emergencial.

Quais são elas?
 

Aplicativos de língua inglesa


O uso de aplicativos[1]  é um bom ponto de partida para aprender o inglês. Eles podem ser utilizados para o estudo e prática do inglês, assim como para a organização da rotina de aprendizagem do aluno.

Além disso, há aplicativos que permitem conversas com pessoas de todo o mundo, o que é um ótimo treino para conversação e para conhecer novas culturas.
 

Inteligência Artificial para a avaliação de desempenho


A Inteligência Artificial está cada vez mais presente no cotidiano e é um elemento importante para a criação de ambientes de ensino flexíveis e personalizados. Através dela, é possível elaborar atividades que atendam às maiores dificuldades do aluno.

Basicamente, o sistema com Inteligência Artificial direciona o processo de ensino do inglês de acordo com o desempenho de cada aluno. Dessa forma, ninguém fica de fora do aprendizado.
 

Armazenamento em nuvem


O armazenamento em nuvem é uma ferramenta pedagógica que permite o acesso e o compartilhamento de dados através de qualquer dispositivo digital. Isso facilita o trabalho dos professores e permite que os alunos acessem e baixem os conteúdos de casa.
 

Gamificação


Falando em uso das tecnologias digitais no ensino de língua inglesa, a gamificação é a principal tendência na educação. Basicamente, ela introduz a dinâmica de jogos nas salas de aula, incentivando que os alunos participem das aulas de forma interativa.

Uma clássica dinâmica de jogos é o ranking, onde os alunos adquirem colocações conforme realizam os exercícios e avançam no conteúdo. Claro que para a gamificação funcionar, é importante criar um sistema de recompensa.
 

Plataforma de atividades


A plataforma de atividades facilita a educação por permitir a conexão dos alunos com recursos como dicionários, planos de aula, áudios, vídeos e exercícios online. Dessa forma, os estudantes podem estudar de qualquer lugar.
 

Uso de streaming


Não é de hoje que se pode usar os streamings para aprender e praticar o inglês através de vídeos, filmes, séries, podcasts e músicas. Em sala de aula, os professores podem utilizar deles para distribuir o conteúdo multimídia sem infringir os direitos autorais.
 

Conclusão


Novas tecnologias na educação surgem constantemente, resultado da velocidade com que elas evoluem no mundo. Conforme elas melhoram, mais fácil fica de seu filho aprender a língua inglesa de forma fluente.

Com a tecnologia educacional presente nas escolas, é possível se tornar um falante da língua em muito menos tempo!
 

Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok