1 Resiliência para esse ano letivo | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
04/03/2021 16:00

Resiliência para esse ano letivo

A resiliência emocional é a capacidade de um indivíduo lidar com desafios e situações adversas e adaptar-se às mudanças. 

E essa é uma característica muito importante para o momento atual que estamos passando. 

Pais, instituições, corpo docente e alunos estão tendo que se adaptar constantemente às novas mudanças que estamos passando por conta da pandemia do Covid-19. 

É uma situação totalmente inesperada que exigiu de todos novas estratégias para manter o curso das disciplinas sem que os estudantes precisassem parar seus estudos. 

Falaremos mais sobre o assunto neste artigo e daremos dicas de como passar por toda essa transição na rotina com mais suavidade e tranquilidade.

 

A pandemia e as aulas remotas

Com as crianças na faixa etária de risco do Covid-19, as escolas e instituições de ensino ficaram fechadas. 

Diante desse cenário, todos os olhos precisaram se voltar para o ensino remoto. Foi uma mudança muito abrupta, pois, a maioria das escolas brasileiras não tinha nenhum tipo de plataforma para o ensino online. 

Segundo pesquisa do TIC Educação 2019, apenas 28% das escolas em áreas urbanas possuíam um sistema virtual de ensino. 

As Instituições tiveram que se desdobrar para criar plataformas virtuais de aprendizagem e os professores precisaram se reinventar e aprender uma série de novas skills (para gravar e editar vídeos, adotar metodologias funcionais para o âmbito online, etc.)

Além disso, diante de novos cenários por conta da pandemia, constantemente as resoluções do Governo se alteraram, sendo necessário um jogo de cintura para a comunidade escolar se adaptar às novas regras. 

Para os pais também foi um desafio conciliar uma rotina de trabalho para se dedicar ao ensino dos filhos em casa. 

 

Boas notícias! Estamos conseguindo nos adaptar muito bem

Mesmo diante de todas essas adversidades, o cenário é bastante positivo. 

As escolas estão conseguindo lidar com a situação e oferecer um ensino remoto dinâmico e com uma ótima conexão com pais e alunos. 

Segundo uma pesquisa feita com mais de 11 mil famílias, 4mil professores e cerca de 300 escolas particulares brasileiras, a aprovação do ensino remoto durante a pandemia por parte dos pais foi de 82%. 

O estudo também mostra que as ações tomadas pelas escolas particulares durante o período da pandemia estreitaram o relacionamento entre as instituições e as famílias. 

Apesar de todas as escolas terem sofrido com a pandemia, por enquanto, a maioria delas tem se saído muito bem com as estratégias colocadas em prática durante o momento de crise.

Além disso, o período trouxe um maior estímulo à inovação e transformação digital nas instituições de ensino de forma mais proativa.

 

Como manter-se resiliente e positivo durante esse período de crise

Algumas práticas podem ser adotadas por todos para que continuemos o nosso bom trabalho contornando a crise e ajudando uns aos outros. 

São elas: 

Mantenha-se otimista: Apesar dessa situação parecer a pior possível, veja os lados positivos. Mesmo de forma on-line, a educação está sendo acessível para que os alunos não percam meses de estudo. 

Tenha controle emocional: É essencial aprender a lidar com o estresse e a mudança de rotina. Entenda que problemas acontecem e podem trazer transtornos, porém temos a tecnologia a nosso favor e podem nos auxiliar a resolver problemas. 

Mantenha a organização: Tenha um planejamento. Independente se você é aluno, pai ou professor, é imprescindível manter a rotina e organização como antes, todos trabalhando juntos fazendo sua parte. 

Faça a sua parte: As fases ruins da vida também passam, sempre passam. Acreditar, ter esperança, é capaz de atenuar o sofrimento, trazer esperança e clarear melhor as ideias, mostrando caminhos alternativos ao invés de sucumbir ao desespero. 

 

Estamos passando por um momento difícil, porém também estamos conseguindo nos adaptar e seguir em frente. Com todos cooperando juntos, manteremos o fluxo educacional e conseguiremos passar por isso com resiliência e esperança. 

Achou nossas dicas úteis? Compartilhe com os amigos nas redes sociais!

 
 
 
 

Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok