1 Prática de Esportes na Infância - Os 5 principais benefícios | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
03/07/2020 10:46

Prática de Esportes na Infância - Os 5 principais benefícios

Prática de Esportes na Infância - Os 5 principais benefícios 
 
A prática de esportes na infância, além de promover o bem estar da criança, gera benefícios para toda sua vida. Entre estes benefícios, podemos citar a prevenção da obesidade e de problemas cardiovasculares, o desenvolvimento da autoestima, a capacitação para liderança e para trabalhar em equipe, entre muitos outros. Neste artigo vamos listar os 5 principais motivos para você introduzir a prática de esportes na rotina dos seus filhos. 
 
 
A prática de esportes na infância é fator fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças 
 
A prática de esportes na infância não era uma grande preocupação dos pais, pelo menos até o início dos anos noventa. Isso porque a tecnologia ainda não havia sido introduzida na rotina das crianças, como está nos dias atuais. 
 
Ao contrário do que acontece hoje, o desafio era manter os filhos em casa e estimular seu interesse pelos livros. Pois passavam grande parte do dia praticando atividades lúdicas (que servem para divertir ou dar prazer) ​ , com brincadeiras que exigiam perícia, habilidades e vigor físico. 
 
Se você tem mais de trinta anos sabe bem como era divertido ficar pulando com uma perna só, dentro de um espaço demarcado e chamado de “garrafão”. Certamente, você também se lembra da adrenalina que era correr pelo bairro inteiro, no papel de “polícia” ou de “ladrão”. Sem falar nas peladas de rua, nos piques pega, piques bandeira, nos esconde-esconde, nos jogos de taco-bola, nas disputas de queimada… saudades da minha infância! 
 
Pois é, estas brincadeiras viraram uma doce lembrança e passaram a existir apenas no campo do imaginário. Mais do que isso, nossas crianças agora precisam de estímulos para deixarem de lado os eletrônicos e colocarem o corpo em movimento. 
 
Veja os 5 principais benefícios que seu filho pode obter ao longo da vida se introduzir o esporte na rotina. 

1 - Desenvolvimento físico 
 
A criança que pratica esportes regularmente amplia sua resistência e sua capacidade para enfrentar desafios que requeiram algum tipo de esforço. Também melhora as autodefesas do organismos, prevenindo algumas doenças comuns nesta fase da vida. 
 
Sem falar dos benefícios a longo prazo. Afinal, a criança que habitualmente pratica esportes leva para toda a vida o corpo saudável. Desta forma, algumas doenças como diabetes, osteoporose e obesidade, além de problemas cardiovasculares, raramente a afetarão. 
 
 
2 - Desenvolvimento psicológico 
 
Sentir-se bem é fundamental para que possamos encarar de frente, e sem medos, os desafios que são impostos pela vida. Pois com a autoestima elevada, porém na medida adequada, a criança raramente se sentirá incapaz de realizar tarefas atribuídas a ela. 
 
Isso porque a prática de esportes na infância, associada ao lazer e ao divertimento, ajuda a desenvolver o sentimento de bem-estar psicológico. E como consequência disso, acontece o desenvolvimento das habilidades psicossociais: 
 
● desenvolvimento do poder de iniciativa (proatividade); ● desenvolvimento do sentido de perseverança; ● desenvolvimento das características de liderança; ● desenvolvimento da força de vontade e empenho. 
 
 
3 - Desenvolvimento social 
 
Imagine uma sociedade sem regras, onde não haja harmonia no relacionamento entre as pessoas por falta de direcionamento, onde só exista desordem e confusão. Este é o modelo de sociedade conhecido por “Anarquismo”, considerado nocivo à comunidade humana pelos mais renomados cientistas sociais. 
 
A criança envolvida com atividades esportivas regulares desenvolve o sentido de hierarquia, aprende a respeitar regras e as autoridades. Além disso, também desenvolve o senso de cooperação, indispensável nas modalidades de esportes coletivos, e cria aptidão para trabalho em equipe. 
 
Estas habilidades de convivência são bem difíceis de desenvolver em crianças sedentárias. Benefícios sociais como amizade não combinam com o isolamento. Por isso é importante estimular a convivência com outras crianças e o esporte é o meio mais indicado para isto. 
 
4 - Desenvolvimento cognitivo 
 
Para que um indivíduo chegue na idade adulta com os recursos conceituais adquiridos, e com habilidades perceptivas, ele precisa desenvolver estas características desde a infância. O desenvolvimento cognitivo é a capacidade de pensar e de compreender o mundo em relação ao ponto de vista de um adulto. 
 
Este é o quarto principal benefício que se adquire ao praticar esportes na infância de forma regular. Pois a prática estimula esse processo, desenvolvendo alguns aspectos de ordem moral e promovendo o senso crítico. 
 
 
5 - Desenvolvimento técnico-tático 
 
Quando uma criança se dispõe a fazer alguma coisa, qualquer coisa, ela entra em um processo de imersão. Todos os sentidos dela se voltam para as ações e reações relacionadas àquela atividade. Assim, ela vai errando e aprendendo… acertando e aprendendo… fazendo e desfazendo para fazer de novo de um jeito diferente e, assim, aprender mais. 
 
Isso acontece no esporte desde o primeiro contato dela com a modalidade escolhida. A criança desenvolve habilidades específicas daquela atividade, além de características técnicas e táticas individuais. Assim, ela vai adquirir uma série de competências para melhorar o seu rendimento, no esporte e na vida. 
 
Portanto, se você ainda tinha alguma dúvida sobre incentivar a prática de esportes na infância, reveja os seus conceitos. Pois a lista de benefícios não termina por aqui, existem ainda diversos outros motivos para você orientar seus filhos para o esporte. 
 
Não tenha dúvidas, o esporte é sim um fator preponderante para o desenvolvimento saudável das crianças. Porém, é fundamental que se mantenha os cuidados com outras áreas do crescimento, principalmente a educacional. 
 
 
 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok