1 O uso do Alfabeto lettering no desenvolvimento da escrita e no aprendizado | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Ed. Infantil: (11) 3683-3785 I Ensino Fundamental: (11) 2925-6836
25/04/2022 16:15

O uso do Alfabeto lettering no desenvolvimento da escrita e no aprendizado

Tornar o aprendizado divertido e fazer o filho sair um pouco das telas digitais é o que querem muitos pais. Eis que surge o alfabeto lettering, que consegue unir os dois objetivos numa tática só.
 

As técnicas de lettering se tratam de uma prática artística que utiliza de desenhos e da pintura para criar letras ilustradas, juntas numa única composição. Dentro desse método, cada letra apresenta uma forma personalizada.
 

Dessa maneira, as letras lettering chamam mais a atenção dos pequenos e podem ser uma ferramenta mais útil para o desenvolvimento da escrita. Prossiga com a leitura e veja mais sobre o alfabeto lettering para iniciantes!


O que é o alfabeto lettering?
 

 

“Para o desenvolvimento infantil ocorrer de maneira eficiente, é necessário adotar estratégias criativas para o aprendizado.”
 

O lettering se trata da ação de transformar as letras e a caligrafia em arte, utilizando desenhos, cores, diferentes traços, entre outras técnicas. A ideia é transformar uma simples frase numa combinação de texto e desenho, transmitindo emoções e ideias.
 

No caso, o alfabeto lettering se trata da prática artística de utilizar os desenhos e as pinturas para criar as letras do alfabeto de forma ilustrada. Cada letra é desenhada de forma única, apresentando diferentes estilos conforme o gosto do artista.
 

Uma atividade de lettering pode trabalhar com diferentes variações de caligrafia ou forma, como a letra cursiva. Também pode adotar diferentes técnicas, como a faux calligraphy, brush lettering e o bounce lettering.
 

Comumente, as letras lettering são adotadas na produção para mídias visuais, como logos, e para decoração. Contudo, muitos perceberam o seu valor para o desenvolvimento da escrita infantil.

 

Quais são os benefícios do lettering?

 
 

O alfabeto lettering para iniciantes é uma ótima prática para o desenvolvimento infantil. Por meio da criatividade artística nos cadernos decorados, os conteúdos ensinados para as crianças são melhor assimilados.
 

O uso das cores na educação infantil, principalmente as mais vibrantes, contribui para o desenvolvimento da capacidade motora e cognitiva. As técnicas de lettering seguem o mesmo caminho, o que tornou fácil a sua adoção no aprendizado.
 

Dessa forma, quais são os principais benefícios das atividades com lettering?

 

Facilita o aprendizado do alfabeto

 
 

A escrita é, de certa forma, um desenho que se transforma numa escrita fluída pelas mãos da criança. Dessa forma, as letras lettering podem tornar o aprendizado do alfabeto muito mais estimulante sem desfigurar a estrutura do ensino.
 

O lettering incentiva que as crianças utilizem da estilização ao desenhar uma letra. Por exemplo, utilizar macacos, maçãs, malas e outras coisas com M para o desenho dessa letra.
 

Isso torna o aprendizado do alfabeto mais divertido e permite que a lição se fixe fortemente no cérebro infantil.

 

Desenvolve a coordenação motora

 
 

A coordenação motora fina é indispensável para a escrita e outras atividades envolvendo a mão. O alfabeto lettering para iniciantes, através de seus diferentes estilos, incentiva o desenvolvimento dessa coordenação.
 

Por exemplo, alguns exercícios no caderno de lettering podem pedir que a criança faça mais força para os traços, de forma que fiquem mais grossos. Já outros exercícios podem exigir pouquíssima pressão nos traços, de forma que saiam mais finos.
 

Por meio de exercícios que propõem diferentes treinos, se cria a memória muscular que a criança vai precisar para desenhar as letras de variadas formas. Isso permite um controle mais rápido sobre as mãos e os dedos.

 

Melhora a concentração

 
 

O lettering pode ser uma atividade complexa que exige tempo, de forma a definir as cores, o traçado, as canetas e os materiais restantes. Tudo isso exige maior concentração da criança numa única tarefa, sem distrações.

 

Incentiva a criatividade e a autoexpressão

 
 

O uso da arte no aprendizado da escrita estimula a criatividade e também destaca a autoexpressão. Afinal, as atividades de lettering são momentos apenas para a criança, onde pode expor as emoções, algo indispensável para o desenvolvimento emocional.

 

Como ensinar o lettering para as crianças?

 

É importante contar com os materiais certos para a prática do lettering, começando pelo caderno de lettering. O caderno de lettering é o principal espaço para o aprendizado da criança, sendo ele o local onde ela vai exercitar toda a criatividade.
 

Depois, é necessário o material para a escrita. Você pode escolher entre as brush pens, canetas hidrográficas, marcadores coloridos e lápis de cor. No começo, é recomendado que a criança use o lápis preto para o rascunho e continue a arte com os outros materiais.
 

Após isso, ensine a criança a escrever todas as letras, mostrando que os traços que sobem são finos e os que descem são grossos. O seu filho deve segurar a caneta próximo à ponta.
 

Com essas dicas, é possível introduzir o seu pequeno na arte do alfabeto lettering, o que vai, com certeza, produzir resultados maravilhosos no aprendizado!

 

Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok