1 Como aumentar a atenção e o engajamento dos alunos nos estudos online? | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Ed. Infantil: (11) 3683-3785 I Ensino Fundamental: (11) 2925-6836
27/06/2022 06:33

Como aumentar a atenção e o engajamento dos alunos nos estudos online?

Garantir que os seus alunos tenham um bom engajamento em sala de aula já não é algo simples, agora imagine manter esse engajamento nos estudos online?

Quando estão estudando de casa, os alunos estão sujeitos a muito mais distrações, uma delas e a mais comum, é o uso do aparelho celular, que é impossível de controlar à distância.

Para conseguir uma melhor participação dos alunos durante as aulas online e manter um ensino de qualidade, é necessário que o professor torne suas aulas ainda mais atrativas e promova uma maior interação.

Portanto, para ajudá-los nesta tarefa, reunimos algumas dicas para ajudar nos estudos online.
 
 

As melhores dicas para tornar a participação dos alunos melhor durante as aulas online


Separamos para vocês, professores, 6 dicas que são imprescindíveis na hora de aumentar o engajamento e a participação dos seus alunos durante os estudos online.

Seguindo cada uma delas na hora de planejar suas aulas, temos certeza de que o resultado será muito melhor do que o esperado.
 
 

Seja bastante criativo


É muito comum as pessoas pensarem as aulas online fazem com que os professores não sejam muito criativos. Mas, isso é uma grande mentira, já que com os estudos online muitos recursos poderão ser utilizados.

Ao elaborar suas aulas, os professores poderão utilizar simuladores, vídeos e alguns jogos virtuais para favorecer a interatividade com os alunos.

É muito importante que os professores sejam criativos e utilizem estratégias para garantir uma maior participação dos seus alunos durante os estudos online.
 
 

Prepare suas aulas com bastante atenção


É imprescindível que os estudos online sejam preparados de uma maneira bem criteriosa, assim como as aulas ministradas presencialmente.

Durante as aulas online, os professores devem estar muito atentos ao tempo, para que assim consiga apresentar todo o conteúdo elaborado e também para dar aos alunos a oportunidade de fazer questionamentos e tirar dúvidas.

Como durante os estudos online os índices de indisciplina são relativamente menores e o conteúdo é menor, é muito mais fácil que os conteúdos sejam repassados de maneira rápida.

Então, ao preparar sua aula, pense também em chamar a atenção do aluno para o conteúdo que está sendo repassado e busque evitar improvisos.
 
 

Contextualize todo o conteúdo que for ministrado em aula


Uma maneira simples de conseguir uma maior participação dos seus alunos durante os estudos online é sempre buscar relacionar os conteúdos repassados com assuntos do dia a dia.

Trazendo todo o conteúdo para o “mundo real” você irá conseguir fazer com que seus alunos percebam de forma mais clara a aplicabilidade de determinado conteúdo no seu cotidiano.

Isso fará com que despertem um maior interesse e favorece a interação aluno-professor.

Então, é muito importante que você dê aos seus alunos espaço para que os mesmos também possam dar suas opiniões e contar suas experiências acerca do tema em questão.
 
 

Faça perguntas e os questione sobre o conteúdo ministrado em aula


Durante os estudos online, é muito importante que vocês, professores, sempre questionem seus alunos acerca do conteúdo da aula.

Ao explicar os tópicos da aula, sempre procure pausar e perguntar se até aquele momento alguém apresenta alguma dúvida, se eles estão entendendo o que está sendo passado da forma correta e se alguém deseja fazer algum comentário sobre o tema abordado.

É importante que as aulas online sejam tratadas de forma que não seja apenas uma exposição de conteúdo, é necessário também que os professores se mostrem abertos à comunicação e mantenham-se sempre presentes.
 
 

Motive a participação dos seus alunos


Busque sempre fazer com os seus alunos se sintam à vontade para participar das suas aulas e fazer questionamentos, quando necessário.

Faça momentos para que eles possam perguntar e realizar levantamentos acerca dos pontos que eles julgam mais importantes e interessantes.

Se suas aulas forem gravadas e não ao vivo, também é possível criar estes momentos. Você deve oferecer canais onde os alunos consigam entrar em contato com você pra tecer comentários sobre as aulas e sanar suas dúvidas.
 
 

Elogie seus alunos sempre que for possível


Imagine que seu aluno tenha participado de sua aula, mas que não tenha acertado a pergunta que havia sido feita. Busque pontuar onde o seu aluno errou e, se não errou a resposta por completo, pontue o que ele acertou.

Não menospreze de forma alguma a resposta de um aluno ou faça algum tipo de comentário que pode soar de forma depreciativa. É importante lembrar que todos estão ali para aprender e ao tecer comentários negativos, você poderá estar desestimulando um aluno.

Também é muito importante lembrar que o medo de represália por parte do professor e a frustração de um aluno afetam de maneira negativa no aprendizado, Portanto, procure ser sempre educado e amigável, sempre reconhecendo o esforço de cada aluno.
 
 

Conclusão


Para trabalhar com os estudos online e manter o engajamento dos alunos, é necessário, antes de mais nada, manter um bom planejamento pedagógico sabendo alinhar seus conteúdos às ferramentas disponíveis.

É crucial que a instituição de ensino, juntamente com os professores, esteja preparada para oferecer atividades que aumentem este engajamento e o interesse dos alunos, fazendo da tecnologia um meio de envolvimento e atração.
 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok