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23/05/2022 06:42

A importância da aprendizagem socioemocional na educação infantil

Quem convive com crianças, sabe a dificuldade que é para elas lidarem com frustrações, crises de raiva e momentos de euforia. Por esse motivo que é tão importante nas escolas trabalhar a aprendizagem socioemocional.

O projeto socioemocional na escola é posto em prática em conjunto com os pais. Segundo pesquisa feita em 2020, com mais de 1.700 participantes, muitas famílias têm a necessidade de abordar questões emocionais com crianças e adolescentes.

Esse é o papel da escola e também dos pais. Prossiga com a leitura do artigo e veja mais sobre a importância do desenvolvimento socioemocional na educação infantil!
 

O que é a aprendizagem socioemocional?


“As escolas, em suas propostas curriculares, precisam oferecer atividades para trabalhar o socioemocional na educação infantil.”

Na educação infantil, as competências socioemocionais devem ser trabalhadas pela escola, mas o que são elas? Bem, elas se tratam da capacidade da criança de reconhecer, nomear, administrar e comunicar as próprias emoções.

Ao mesmo tempo, também é a capacidade de identificar e entender as emoções expressas pelas outras pessoas. Esse desenvolvimento socioemocional é importante para a criança desenvolver a autoestima e criar vínculos sociais significativos.

Obs: é recomendado que o projeto socioemocional na escola comece a partir da primeira infância até os 6 anos.
 

Qual é a importância do desenvolvimento socioemocional na educação infantil?


A importância do desenvolvimento socioemocional na educação infantil reside na saúde da criança. As atividades de desenvolvimento colaboram para uma maior saúde socioemocional, que leva a impactos positivos na aprendizagem.

Uma criança com bom desenvolvimento socioemocional tende a ser mais feliz, mais motivada a aprender e mais positiva quanto à escola. Além disso, as crianças se tornam mais independentes e apresentam mais entusiasmo nas atividades em grupo.

Já uma criança com dificuldades sociais e emocionais tem dificuldade maior para seguir instruções e para participar das atividades de aprendizagem. Afinal, ela não tem desenvolvida as habilidades socioemocionais.
 

Quais são as habilidades socioemocionais na educação infantil?


As habilidades socioemocionais na educação infantil permitem o desenvolvimento de um ambiente de aprendizagem mais favorável ao aluno. Elas contemplam os anseios das crianças, e de seus arredores, e promovem a equidade por meio do diálogo.

Porém, quais são essas habilidades socioemocionais na educação infantil? As principais são:
  • Empatia, que se trata de compreender as emoções e sentimentos do outro, “se colocar no lugar do outro”;
  • Autoestima, que se trata de apreciar as suas qualidades e compreender os seus defeitos;
  • Ética, que é a capacidade de avaliar a própria conduta e a dos outros com base nos valores da sociedade;
  • Confiança, que é estar seguro de si e do outro, tendo uma convicção esperançosa quanto aos resultados desejados;
  • Paciência, que é a capacidade de suportar situações desagradáveis, injustas e demoradas. Tem como base o autocontrole emocional;
  • Autoconhecimento, que se trata de conhecer-se bem em essência;
  • Criatividade, que é usar dos seus conhecimentos e habilidades para criar resultados inovadores;
  • Autonomia, que é desenvolver a capacidade de tomar as próprias decisões.
 

O que deve ser feito para desenvolver o projeto socioemocional na escola?


O desenvolvimento das competências socioemocionais na educação infantil começa dentro da escola. Não se trata apenas de aplicar o tema dentro das matérias escolares, é sobre inserir elas dentro da realidade infantil.

Então, como desenvolver as habilidades socioemocionais nesse cenário?
 

Melhore o currículo e a sua equipe


O primeiro passo é montar a equipe certa para o papel da escola.

sso não começa na contratação da equipe, mas sim na montagem do currículo, que deve ser adequado para a formação dos docentes.


Depois, revise as matrizes de avaliação e também o material didático utilizado. Por fim, insira na grade algumas atividades extracurriculares, como oficinas, palestras e rodas de conversa.
 

Estimule comportamentos positivos dentro da escola


Crie dentro da escola espaços destinados ao compartilhamento de talentos e interações sociais, como espaços para desenhos e cantinho da leitura. Também possibilite ações sociais através de parcerias com ONGs e coletivos.
 

Fale sobre a necessidade de dividir


Incentive a troca temporária de brinquedos e planeje tarefas em grupo, de forma a ensinar para a criança como compartilhar algo com os outros.
 

Aborde a necessidade da empatia


É importante que identifique as oportunidades para abordar a necessidade da empatia com os alunos. Essa conversa pode ser iniciada através da contação de história ou de trechos de filmes, desenhos e músicas.
 

Use das músicas para identificar sentimentos


As atividades de musicalização são úteis para identificar os sentimentos e devem ser incorporadas ao currículo escolar.
 

Conclusão


Dificuldades sociais e emocionais por parte das crianças devem ser evitadas, de forma que ocorra o seu desenvolvimento pleno. Os esforços para isso são coletivos, envolvendo a escola, os pais e as instituições em geral.

A aprendizagem socioemocional existe para criar um ambiente saudável, onde os “futuros adultos” possam construir melhores relações consigo, os outros e o mundo!
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