1 Música na educação infantil – 7 benefícios para o aprendizado | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
09/09/2021 10:56

Música na educação infantil – 7 benefícios para o aprendizado

Diferentes formas de arte são constantemente usadas na educação infantil: filmes, livros, séries, desenhos, pinturas, etc. Contudo, não se pode esquecer da música na educação infantil e do seu poder como estímulo para áreas específicas na criança.

Qual é o papel da música na educação infantil? É possível observar que quando as crianças têm contato com a música, podem desenvolver certas habilidades com maior facilidade, como fala, dicção e coordenação motora.

E qual é a importância da música no desenvolvimento infantil? Prossiga com a leitura do artigo e entenda o impacto da musicalização na educação infantil!

 

Qual é a importância da música no desenvolvimento infantil?

“Depois do silêncio, aquilo que mais aproximadamente exprime o inexprimível é a música.” (Aldous Huxley)
Qual é a importância da música no desenvolvimento infantil? Na infância, seu filho está descobrindo como funciona o mundo, a como lidar com sentimentos, com o corpo e com as pessoas ao seu redor. Isso pode ser difícil sem música.

A musicalização na educação infantil ajuda a:
  • Aprimorar a expressão pessoal e interação social;
  • Introduzir os conceitos de arte;
  • Fortalecer funções psicomotoras (habilidades motoras, intelectuais e afetivas);
  • Desenvolver noções culturais.

É por isso que é usada da música no ensino bilíngue, pois ela carrega diversos benefícios para a educação infantil!

 

Quais são os benefícios da música para o desenvolvimento infantil?

“O papel da música na educação infantil é facilitar o desenvolvimento das habilidades essenciais na criança.”

Atividades com música na infância cumprem com um papel especial no desenvolvimento infantil, beneficiando o desenvolvimento cognitivo e outras habilidades.

Aliás, se seu filho entra em contato com um instrumento ou passa por aprendizado na música, ele apresenta a área frontal do cérebro mais desenvolvida. Essa parte é responsável pelo conhecimento lógico e abstrato.

E quais são os outros benefícios da música?
 

Melhora a memorização e o raciocínio lógico

Como dito anteriormente, a música na infância contribui para o desenvolvimento cognitivo, o que ajuda na concentração, raciocínio lógico e memorização.
Em parte, isso ocorre pela música aumentar a ação dos genes envolvidos na secreção e transporte de dopaminas. Além disso, se uma criança aprende a cantar/tocar uma música, ela exercita a memória sequencial.
 

Melhora a linguagem oral

A musicalização na educação infantil também desenvolve mais a linguagem oral, pois os sons e ritmos musicais estimulam a criança a verbalizar. Ela aprende palavras novas, o que aumenta seu vocabulário, e aperfeiçoa a comunicação com o mundo.
 

Aprimora o desenvolvimento motor

As crianças são instigadas a terem movimentos coordenados de acordo com o ritmo da música. Com isso, é aprimorado o desenvolvimento motor, pois seu filho aprende a movimentar o corpo de forma mais articulada.
Além disso, é desenvolvida uma melhor noção espacial e a expressão corporal!
 

Estimula a alfabetização

O papel da música na educação infantil também é visto na alfabetização da criança. Seu filho armazena as palavras que ouve e as músicas ajudam a aumentar o vocabulário por meio de rimas e frases ou sílabas repetitivas.
Com isso, mais fácil dele entender o significado das palavras. Além disso, ele também vai tentar cantar a música, o que ajuda a melhorar a dicção.
 

Desenvolve a concentração

Sua criança, ao ouvir a música, fica mais sensibilizada pelo som e presta mais atenção no mesmo, o que aumenta os níveis de concentração. Ela se torna mais capaz de analisar os detalhes em diversas situações.
Além disso, se a musicalização envolver o uso de instrumentos, ela fica mais focada na realização da tarefa.
 

Estimula a criatividade

Considerando que a música é uma arte bastante estimulante ao cérebro, ela é capaz de estimular a criatividade do seu filho. Além disso, se estiver aprendendo a tocar música, ele se sente mais estimulado por criar canções, cantar ou tocar instrumentos.
 

Aprimora a sociabilização

A música, e o estudo da música, permite que seu filho seja mais capaz de criar vínculos com outras pessoas. Aliás, a música já é um vínculo entre você e seu filho, pois esta amplia as possibilidades de relações interpessoais.

 

Como aplicar a música na educação infantil?

Para você e seu filho colherem os benefícios da música, é essencial que ela seja introduzida corretamente no cotidiano. Algumas ideias de aplicação da música são:
  • Por meio de filmes e desenhos musicais;
  • Por aulas de canto ou com instrumentos;
  • Através de músicas infantis;
  • Por meio de apresentações culturais infantis;
  • Através de cursos na escola.

Através dessas ações, a música na educação infantil assume um papel crucial no desenvolvimento cognitivo e aprendizado da sua criança.

 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok