1 Como ocorre o desenvolvimento motor na primeira infância? | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
31/08/2021 09:40

Como ocorre o desenvolvimento motor na primeira infância?

Afinal, o desenvolvimento motor infantil é sobre sequência e continuidade, estando relacionado à idade cronológica do seu filho. Começa com habilidades motoras simples e vai até habilidades bastante inteligíveis. 

Nesse processo, é essencial o acompanhamento dos pais, de forma a ver se não há atraso no desenvolvimento motor infantil. Prossiga com a leitura do artigo e entenda o que é desenvolvimento motor!

O que é desenvolvimento motor?
 

“O desenvolvimento do bebê em seus primeiros anos de vida é marcado por um período de aquisição e aperfeiçoamento das habilidades motoras acentuado.” (Pablo de Godoy Menezes)


O que é desenvolvimento motor? Basicamente, se trata do desenvolvimento da capacidade de realizar as tarefas básicas do corpo, como andar, escrever, comer com as mãos, etc. Ele se inicia e prossegue a partir da primeira infância.
 

Primeira infância é a fase do 0 a 5 anos, onde seu filho se encontra mais receptivo aos estímulos do ambiente. A evolução da coordenação motora ocorre por esses estímulos e também pela formação cognitiva infantil.


Contudo, quando não ocorre a evolução da coordenação motora, surgem uma série de limitações intelectuais, emocionais e sociais. Por exemplo, aparecem dificuldades nas tarefas escolares, aumenta a ansiedade e a introversão, entre outros problemas.


P
or que é importante acompanhar o desenvolvimento motor infantil?

O desenvolvimento motor é algo natural para sua criança, mas isso não significa que não deve ser estimulado. Como dito anteriormente, os estímulos do ambiente contribuem para o desenvolvimento infantil das habilidades motoras.
 

Além disso, o acompanhamento das fases do desenvolvimento motor permite que você identifique qualquer atraso no desenvolvimento motor infantil. Quanto mais cedo é identificado, mais rápido de ser corrigido/contornado. 


Quais são as fases do desenvolvimento motor?

As fases do desenvolvimento motor infantil podem ser divididas em três, que são:
 

  1. Fase inicial: até os 2 anos de idade, os movimentos locomotores são bastante irregulares, assim como a noção de tempo e espaço. Dessa forma, é comum a perda de equilíbrio, a facilidade de esbarrar, etc;
  2. Fase elementar: de 25 meses a 4 anos, a criança começa a dominar quase todas as funções básicas de uma vida comum. Em algumas crianças, o desenvolvimento se estabiliza aqui;
  3. Fase madura: ocorre quando a criança completa 5 anos de idade tendo total coordenação motora e rítmica. A partir daqui, começam a ser aprendidas habilidades mais complexas.


É importante seguir essas fases ao estimular o desenvolvimento infantil, pois forçar habilidades muito avançadas cedo é tão prejudicial quanto a falta de estímulos básicos.

Quais são os marcos motores no desenvolvimento motor infantil?
Marcos motores são ações que identificam o desenvolvimento motor da criança, seguindo as Diretrizes de Estimulação Precoce do Ministério da Saúde. Alguns deles são:

  • 1º mês: membros flexionados, cabeça oscilante, mãos fechadas;
  • 2º mês: acompanhamento visual dos objetos ou de faces humanas, com movimento da cabeça até a linha média, geralmente;
  • 3º mês: consegue manter a cabeça erguida e, ao final do mês, obtém o equilíbrio cervical;
  • 9º mês: a criança é capaz de engatinhar e ir da posição de sentado para posição de gato;
  • 4 anos: corre bem e sobe as escadas;
  • 6 anos: anda de bicicleta com rodinhas.

Claro que esses marcos motores não são regra absoluta e costumam recorrentemente ocorrer variações.
Como identificar o atraso no desenvolvimento motor infantil?
Para identificar o atraso no desenvolvimento motor infantil, é importante constantemente estimular sua criança. Alguns sinais são poucas habilidades de coordenação motora, falta de senso de espaço e tempo, falta de equilíbrio brusco, etc.
Se ela apresentar grande atraso no tempo normal dos marcos motores, é importante se atentar. Se ela não conseguir se levantar, não conseguir segurar a cabeça ou não se relacionar com outras pessoas ou ambiente, preste atenção.
Com esses sinais, você deve ir em busca de educadores, coordenadores, pediatra ou neuropediatra para entender o problema.


Como estimular o desenvolvimento motor?

  • Para fornecer o estímulo ao desenvolvimento motor do seu filho, aqui vão algumas dicas rápidas:
  • Brincadeiras e dinâmicas infantis ajudam no treino das funções executivas, nas habilidades formadoras da inteligência emocional e na comunicação. Algumas brincadeiras são bola ao cesto, pintando o algodão, circuito, etc;
  • Brinquedos educativos, que devem ter peças seguras e serem adequados para a faixa etária. Alguns exemplos são móbiles, chocalhos, tapetes coloridos, instrumentos musicais, etc;
  • Colocar a criança livre num tatame no chão permite que ela se movimente e até role.

 

Por fim, a dica final para o desenvolvimento motor é se aproximar da escola do seu filho. Afinal, a escola apresenta o ambiente e ferramentas perfeitas para o desenvolvimento motor infantil


Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok