1 O que é bilinguismo e qual o cenário da educação bilíngue no Brasil | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
11/05/2021 09:32

O que é bilinguismo e qual o cenário da educação bilíngue no Brasil

Compreender o que é bilinguismo possui muita importância no contexto atual, já que esse conceito está ligado ao fato de que ter conhecimento sobre uma segunda língua e dominar idiomas estrangeiros está cada vez mais importante no mundo globalizado.

Ter contato com a língua estrangeira é essencial. O inglês, por exemplo, é um idioma que está cada vez mais valorizado em território nacional, pois, aprendê-lo vai muito mais além do que só aprender o código da língua.
Cada idioma transmite consigo características de suas culturas e a pessoa bilíngue é aquela que conseguirá ter domínio sobre todos os aspectos da outra língua e ter uma maior imersão na cultura correspondente ao idioma.  

Portanto, conhecer melhor qual é o conceito de bilinguismo é indispensável, pois o mesmo é valorizado em diversos aspectos da vida atualmente.

Ficou interessado (a) nesse assunto, não é mesmo? Continue acompanhando com atenção esse artigo.
 

Afinal, o que é bilinguismo?
Tudo que você precisa entender sobre o tema


Alguns pesquisadores sobre o que é bilinguismo acabam defendendo que o fato de dominar a escuta, a fala, a leitura e a escrita em dois idiomas, ou possuir essas habilidades em determinado nível, basta para ser designado como pessoa bilíngue.

Contudo, há quem seja rígido sobre o bilinguismo, já que só caracterizam como bilíngue quem tem domínio completo sobre dois idiomas, sem que a língua nativa interfira na língua estrangeira.

Também é possível encontrar pessoas que defendam que o bilíngue é aquele que tem a fluência total de dois idiomas.

“A fluência é algo que precisa ser debatido, já que acaba dependendo de qual é o contexto que a pessoa está inserida, pois essa questão é algo que pode ser modificada com o passar dos tempos, pois é um fato que pode ser aprimorado”.

Logo, é um conceito que pode variar de estudiosos para outros.

De forma geral, o conceito de bilinguismo acaba se dividindo em categorias.
 

Os tipos de bilinguismo no Brasil


Quem deseja entender integralmente o que é bilinguismo, deve saber de que esse conceito é dividido em algumas vertentes, pois é uma questão que, como já explicada, acaba se diferenciado dependendo do contexto.  

Há três tipos de bilinguismo:

1 – Bilíngue Composto
É aquela que pessoa que irá aprender dois idiomas ao mesmo tempo, logo, é quando uma criança processa sua língua nativa e a segunda língua, tornando-se fluente em ambas.

2 – Bilíngue Subordinado
É quem aprende o segundo idioma usando seus conhecimentos sobre a primeira língua, são os adultos que buscam aprendizados em outros idiomas.

3 – Bilíngue Coordenado
Esse tipo de bilinguismo é mais específico, já que é quando o indivíduo aprende um idioma novo e mantém esse aprendizado. Como é o caso da criança que aprendeu o idioma, muda de país e vivem em dois espaços, como a escola e sua casa.
 

Como é o bilinguismo em território nacional: entenda!


Infelizmente, o Brasil é um dos países ao redor do mundo que não é bilíngue, logo, o cenário do bilinguismo no Brasil não é tão favorável como em outros países.  

Pesquisas apontam que o nosso país possui um dos menores níveis de pessoas capazes de se comunicar em inglês.

Portanto, é possível afirmar que o Brasil não é um país bilíngue. 

Isso é preocupante, já que não há dúvidas de que a importância do bilinguismo é muito grande para a sociedade moderna na qual estamos inseridos.

Entretanto, para mudar esse cenário, a ampliação de escolas bilíngues cresce cada vez mais, isso se dá, pois, até então, o aprendizado da segunda língua era escasso.
 
 

Aprenda outra língua

Entendeu o que é bilinguismo? A educação bilíngue no Brasil não se encontra em situação positiva, porém, estamos mudando essa realidade e nada melhor que começar com a geração que está por vir: nossos filhos.
Aprender outro idioma é bem mais tranquilo na infância, com o aprendizado mais rápido, aumentando as chances do pequeno se tornar bilingue.

Gostou do artigo? Compartilhe-o!
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok