1 8 ideias para incentivar o aprendizado em inglês para criancas | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
09/08/2021 18:07

8 ideias para incentivar o aprendizado em inglês para criancas

Sabia que crianças têm uma facilidade enorme para aprender outras línguas? Isso é a plasticidade do cérebro infantil, capaz de se alterar e adaptar às mudanças mais rapidamente. Mas como pôr em prática o aprendizado em inglês?
 

Primeiro, ele deve ser imersivo. Os pais devem estimular o contato constante do filho ou filha com o inglês desde a primeira infância. Segundo, deve ser divertido. Atividades lúdicas são a melhor opção para aprender inglês na educação infantil.
 

E como fazer isso? Prossiga com a leitura e veja como você pode ajudar a ensinar inglês brincando!

 
 

Por que é importante ensinar inglês brincando? 

“Quando um adulto ou jovem busca o aprendizado em inglês, ele já carrega a motivação para isso. Numa criança, é necessário ainda o estímulo.”
 

Adultos querem aprender inglês por motivação própria ou para uma melhor oportunidade de emprego. Mas e crianças? Apesar de sua facilidade em aprender, elas não têm exatamente a motivação para isso.
 

Carreira, futuro, viagens internacionais são coisas ainda muito abstratas para ela, diferente do que é para você. É aí que entra a atividade lúdica, tornando o aprendizado de inglês na educação infantil mais divertido.

 

Aprendizado em inglês: como praticar o inglês lúdico infantil?

No inglês para crianças, você deve garantir duas coisas: que a comunicação em inglês seja natural, e a criança deve ter independência nisso, e que seja uma atividade lúdica.
 

E como você pode garantir esses dois pontos e incentivar seu filho pelo inglês lúdico infantil?

 

1. Música em inglês para crianças

Uma das atividades lúdicas mais comuns é escutar música em inglês, algo que fazemos já diariamente. Músicas são curtas e aquelas infantis são ótimas para introduzir elementos em inglês.
 

O ideal é escolher uma canção bem curtinha, que repita o refrão muitas vezes ou um conjunto de palavras. Você pode escolher músicas que apresentem o alfabeto, partes do corpo, cores, animais, etc – assim como nas músicas brasileiras.
 

Algumas ótimas opções são:

  • Super Simple Songs;
  • Cocomelon;
  • Little Angels
  • The Singing Walrus.


2. Jogos em inglês

  • Ensinar inglês brincando é muito efetivo quando falamos em jogos. Há muitos jogos infantis e jogos de tabuleiro que são oferecidos em inglês e que também permitem lições sobre alfabeto, corpo, cores, etc.
3. Aplicativo para aprender inglês
  • Da mesma forma que há jogos em inglês, há também aplicativo para aprender inglês. Um exemplo é o Duolingo, que é interativo (tendo um sistema de fases), traz imagens e efeitos sonoros e apresenta um conteúdo simples.
E há outras opções? Sim, há as seguintes:
  • Lingo kids, para crianças de 2 a 8 anos;
  • Pili Pop, para crianças de 5 a 10 anos.


4. Desenhos e filmes para aprender inglês

Se sua criança já consegue ler com mais facilidade, você pode colocar desenhos para ela assistir e/ou filmes para aprender inglês. Uma dica é primeiro assistir eles em inglês com legendas em português e vê-los depois com áudio e legendas em inglês.

Dessa forma, a criança treina através da associação de palavras ao contexto. Além disso, se familiariza com a pronúncia em inglês.
 

5. Brinque utilizando a língua inglesa
  • O inglês lúdico infantil é muito bem praticado quando feito através de brincadeiras infantis. Elas favorecem o aprendizado em inglês natural, enquanto também são uma brincadeira em família. 

Algumas brincadeiras comuns são:

  • Amarelinha: é uma ótima oportunidade para ensinar os números em inglês;
  • Caça ao tesouro: distribua pistas pela casa, todas em inglês;
  • Na cozinha: escolha uma receita simples em inglês e faça o prato junto do seu filho.


6. Leia fábulas e histórias infantis em inglês

  • Se você tem o costume de ler para seu filho antes de dormir, é uma ótima oportunidade para fazer isso em inglês. O inglês na educação infantil envolve muito a leitura e fábulas e histórias infantis possuem uma estrutura simples e fácil de assimilar.


7. Converse em inglês

  • Conforme mais comum é o inglês no cotidiano, mais fácil para a criança assimilar. Não precisa ser toda hora, mas tenha momentos de conversas em inglês na casa. Pode ser ao realizar tarefas, ao ver um filme, ao deixar recados, etc.
     
8. Acompanhe a atividade escolar
Por fim, a melhor forma de incentivar o aprendizado é pedir para que o filho mostre o que aprendeu. É uma forma de revisar os conteúdos da escola e de mostrar que você tem interesse no saber dela

Faça parte do aprendizado
Há um terceiro ponto no aprendizado em inglês que você deve garantir: reconhecimento. Parte da motivação de uma criança é ser reconhecida pelo que faz – quanto mais atenção você dá ao seu aprendizado, mais ela se sente compelida.
O aprendizado em inglês requer reconhecimento para prosseguir. Num momento de folga em seu dia, seja parte do ensino de seu filho com a gente!
 

 

 

 

 

 


Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok