1 6 coisas que você deve saber sobre a educação bilíngue para crianças | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
25/05/2021 13:54

6 coisas que você deve saber sobre a educação bilíngue para crianças

Conforme pensa no aprendizado infantil do seu filho, mais você quer uma escola que lhe garanta um futuro pessoal e profissional. A educação bilíngue tem crescido ano a ano, trazendo uma educação mais ampla e completa.

O bilinguismo na educação infantil prepara mais o aluno para o futuro mercado de trabalho e para as relações sociais. Diferente do que se pensa, não limita o ensino da língua portuguesa, mas a complementa.

O resultado é uma educação bilíngue infantil completa. E quais outras coisas você deve saber sobre esse tema? Prossiga com a leitura e saiba mais sobre o assunto!

 

Educação bilíngue: o que você não sabe sobre bilinguismo na educação infantil?

“Crianças que passaram pelo ensino bilíngue não costumam confundir os dois idiomas. Na verdade, apresentam até maiores vantagens cognitivas em relação às outras crianças.”

Aprender inglês se torna mais fácil conforme mais cedo essa língua é introduzida no cotidiano. O inglês para crianças é imersivo e interativo, tornando o aprendizado em inglês mais divertido e interessante.

Contudo, como é o aprendizado em inglês para você como mãe ou pai? Há ainda muitas dúvidas sobre o inglês na educação infantil, sobre o impacto que isso traz na formação da criança.

É pensando nisso que viemos tirar algumas dúvidas sobre como é aprender inglês para crianças!

 

Apenas ter o ensino de inglês torna o colégio bilíngue? 

Apenas oferecer uma aula de inglês com carga maior não significa que é um colégio bilíngue. Para ser considerado assim, é necessário ministrar outros conteúdos além do ensino regular de inglês.

Ao apresentar conteúdos pela língua portuguesa e pela língua inglesa, você torna o aprendizado em inglês mais natural. Basicamente, o inglês não é apenas uma aula extra no colégio, mas uma forma de ministrar as aulas.

Aprender uma nova língua na infância é difícil?

Você não deve subestimar o potencial do seu pequeno – crianças têm um potencial de aprendizado muito maior que o dos adultos. Aos 2 anos, a criança já é capaz de assimilar o inglês sem dificuldades, pois seu cérebro separa perfeitamente as línguas.

Além disso, o bilinguismo na educação infantil desde cedo estimula o desenvolvimento, tornando o processo de aprendizado infantil mais natural.

 

O inglês para crianças exercita o cérebro inteiro?

Sim. Na criança, a lateralização do cérebro ainda não ocorreu, ou seja, ela usa dos dois hemisférios cerebrais para processar novas linguagens. Dessa forma, ela entende a nova língua em contextos emocionais, sociais e racionais.

É importante lembrar que os neurônios das crianças são bastante plásticos, sendo capazes de se adaptar aos mais diversos estímulos. Sendo assim, adquirem novas funções mais rapidamente que adultos.

 

Aprender um novo idioma melhora o raciocínio lógico?

A educação bilíngue infantil desperta a consciência metalinguística nas crianças, que são capazes de ir além do significado direto das palavras. Elas percebem o contexto de uso das palavras e como elas são faladas.

Basicamente, o ensino bilíngue permite uma melhor compreensão estrutural e das propriedades da linguagem. É por isso que crianças não ficam tão confusas ao aprenderem inglês.

 

O ensino bilíngue traz vantagens cognitivas?

Quando ocorre a educação bilíngue infantil, as crianças se acostumam a prestarem mais atenção nas diferenças entre as duas línguas, seja ouvindo ou falando. Isso acaba fortalecendo o córtex pré-frontal dorsolateral.

Essa parte do cérebro ajuda no desempenho de funções executivas e permite, por exemplo, a alternância entre duas tarefas. Portanto, sua criança se torna mais apta para resolver problemas e para focar no que é importante, filtrando o que é irrelevante.

 

Os pais precisam saber inglês para a criança aprender?

Não, pais não precisam saber ou ter fluência em inglês para a criança ter um aprendizado completo. Claro que isso é uma ótima ajuda, mas o aprendizado não é abalado por você não ter o domínio da língua.

O importante é que seu filho tenha contato constante com o inglês na educação infantil da escola (exceto nas aulas em português). Apenas essa imersão parcial é necessária para que o idioma seja adquirido.

Contudo, a sua possível falta de fluência não impede que incentive o aprendizado em inglês. Através de filmes, seriados, músicas, livros e outras ferramentas, você pode continuar o ensino em casa.

 

Conclusão

A educação bilíngue é vantajosa de inúmeras formas, mas o principal é que estimula o desenvolvimento infantil do seu filho. Através da alternância entre duas línguas, a sua criança se torna mais apta em relações pessoais e profissionais.

Esse é o objetivo da educação bilíngue da Sunrise School: através de aulas e atividades extracurriculares e português, desenvolver de maneira completa os alunos no âmbito pessoal e profissional.


 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok