1 Qual a idade ideal para o desfralde? 5 dicas para uma transição suave | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
26/07/2021 18:33

Qual a idade ideal para o desfralde? 5 dicas para uma transição suave

A conquista da autonomia é um processo natural para o seu filho, que começa a partir de pequenos momentos e logo chega no desfralde. O desfralde na educação infantil é uma etapa crucial para a criança – e algo que gera muitas preocupações.
 

Muitas mães têm dúvidas nesse momento, não sabem como proceder ou sequer como começar. Afinal, o desfralde infantil ocorre de maneira diferente para cada criança.
 

Mas quais são os sinais de desfralde? Quanto tempo dura o desfralde? Qual é a idade do desfralde? Responda todas essas dúvidas agora!

 
 

Quando o seu bebê estará preparado para o desfralde? 

“O desfralde na educação infantil exige paciência e dedicação dos pais, que devem entender o tempo da criança.”
 

Como se desenrola o período natural do desfralde infantil? Antes de tudo, é importante entender como se chega a ele. O período natural do desfralde tem como base a fase de desenvolvimento anal, que ocorre entre 18 meses e 4 anos.
 

Nessa etapa, o sistema nervoso da criança começa a se desenvolver da parte central até a região do tronco, chegando no assoalho pélvico. Nisso, os sinais nervosos chegam mais rapidamente no esfíncter, criando a sensação de “estar apertado”.

 

Qual é a idade do desfralde?

Antes dos 2 anos de idade, a criança ainda não apresenta maturidade o suficiente para ter controle sobre o xixi ou cocô. Por isso, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o período mais comum para o desfralde na educação infantil é entre 2 anos e meio ou três anos.
 

Claro que para saber o tempo exato, é importante ter atenção aos sinais de desfralde. E quais são os sinais de desfralde?

 

- Quando a criança dá nome ao cocô e xixi;

- Quando começa a avisar aos pais que vai fazer xixi ou cocô;

- Quando ela começa a reclamar de fralda suja
​- Quando ela começa a imitar os pais no vaso sanitário.
 

Quanto tempo dura o desfralde?

Quanto tempo dura o desfralde? Em geral, leva de 2 a 4 meses para o desfralde ser completo, dependendo da criança. Como sempre, tenha em mente que algumas crianças são mais rápidas e outras têm o desfralde tardio.

 

Qual é a diferença entre desfralde diurno e desfralde noturno?

Ao começar o desfralde, você vai notar que há diferenças entre o desfralde noturno e desfralde diurno. No desfralde diurno, a criança costuma ter mais controle sobre o xixi e cocô e costuma pedir pelo auxílio dos pais.

Já no desfralde noturno, são mais comuns os escapes, sendo uma das dificuldades no processo de desfralde. Contudo, podem ser evitados com o uso de fraldas ou ao pedir para que a criança faça as necessidades antes de ir para a cama.

 

Como fazer o desfralde de forma suave: 5 dicas de desfralde para você!

O processo de desfralde deve ser um período tranquilo para a criança. Tenha em mente que esse é um momento onde seu filho nota que não é mais um bebê, o que pode ser angustiante para ele.

O desfralde deve ocorrer no tempo da criança, seja algo cedo ou desfralde tardio. E como tornar isso mais simples? Aqui vão algumas dicas de desfralde!

1. Tenha paciência com a criança nesse período

O desfralde é um processo único para cada criança, o que requer paciência dos pais. Antes de aprender a ir ao banheiro, ela vai mijar ou sujar a cama, o sofá, o chão, a calça e por aí vai. Nesse momento, ouça mais, repreenda menos.

 

2. Não constranja seu filho pelos escapes

Se seu filho tiver algum escape ou fazer as necessidades fora do local indicado, não o constranja. Converse com ele e diga que da próxima vez ele fará as necessidades no local certo.

Para facilitar, combine alguns sinais com seu filho!

 

3. Invista no troninho

Para ajudar seu filho, invista em redutores de assento, escadinhas e outros acessórios que tornem o vaso sanitário mais confortável.

 

4. Escolha roupas confortáveis

Calcinhas e cuecas devem ser um pouco mais largas e devem ser feitas de tecido de algodão. Isso permite que as partes íntimas respirem e facilita na hora de tirar para ir ao banheiro.

 

5. Use de recursos lúdicos

Para deixar o seu filho mais à vontade, utilize de recursos lúdicos, tais como:

  • Livros com histórias ilustradas sobre o tema;

  • Brinquedos para acompanhar a criança;

  • Entre outras coisas.

 

Conte com a ajuda do berçário

O desfralde começa na sua casa, sendo o seu papel. Contudo, o berçário também pode lhe ajudar nisso e o convívio com outras crianças pode dar um incentivo nesse momento. Por isso, comunique-se diretamente com as professoras do seu filho.

Porém, o principal no processo de desfralde é que sua criança tenha autonomia nisso tudo, de forma que, eventualmente, ela possa ir ao banheiro sozinha!

 


Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok