1 Procastinação: dicas para não postergar os estudos e manter a motivação para aprender | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Ed. Infantil: (11) 3683-3785 I Ensino Fundamental: (11) 2925-6836
22/06/2022 21:22

Procastinação: dicas para não postergar os estudos e manter a motivação para aprender

A procrastinação é conhecida como o famoso hábito que temos de deixar as nossas tarefas para uma última hora, a facilidade que temos em “empurrar com a barriga” as nossas obrigações. E isso também acontece muito com as nossas crianças.

Tim Urban, escritor do blog Wait but Why, diz que a procrastinação acontece da seguinte maneira: o cérebro do procrastinador é controlado por mecanismos para tomar decisões racionais, porém que é desorientado por algo em nosso cérebro que procura por recompensas instantâneas.

Isso significa que, saibamos da importância de cumprir com as nossas obrigações, a tendência é que o nosso cérebro busque primeiramente por coisas mais prazerosas e mais divertidas.

Quer entender um pouco mais sobre o que causa a procrastinação e o que fazer para não postergar nos estudos? Continue a leitura com a gente.
 
 

O que pode causar a procrastinação?


Um dos nossos maiores erros é colocar a culpa de nossa procrastinação na preguiça e justificar dizendo que é apenas isso. Em alguns casos, isso pode até ser verdade sim, mas existem outros motivos que poderão atrapalhar os estudantes e atrapalhá-los na hora dos estudos.

O maior motivo para a procrastinação é o que chamamos de falta de disciplina. De modo geral, crescemos aprendendo a realizar nossas tarefas diárias por obrigação ou por certa cobrança, como é o caso das tarefas escolares.

Portanto, crescemos sem aprender a cumprir com nossas responsabilidades apenas pelo simples motivo de que elas precisam ser cumpridas.

A insegurança também atrapalha muito na hora dos estudos, juntamente com o perfeccionismo. Muitas vezes, por exigir demais de nós mesmos, acabamos desenvolvendo um medo absurdo de falhar desde muito novos. Toda essa cobrança poderá gerar uma procrastinação constante.

Se por um lado a falta de confiança atrapalha na procrastinação, o excesso de confiança também pode fazer com que deixemos para realizar nossas tarefas no último minuto. Afinal de contas, mesmo entregando a tarefa como nos foi pedida, as consequências poderão surgir da mesma maneira.
 
 

O que fazer para não procrastinar?


Em qualquer tipo de situação que exemplificamos aqui, o resultado será sempre o mesmo: a frustração e a sensação de que poderia ter feito as coisas de forma diferente caso tivesse se esforçado um pouco mais.

Mas nada está perdido, ainda dá tempo de mudar este cenário! Veja abaixo algumas técnicas para você ajudar os pequenos a se livrar desse péssimo hábito de procrastinar na hora de estudar desde cedo.
 
 

Ajude-os a descobrir coisas que os motivam


Procure conversar com suas crianças para encontrar algum tipo de motivação, este é o primeiro passo para vencer a procrastinação.

Incentive-os a refletir sobre onde querem chegar. Ensine-os a fazer uma lista com tudo aquilo que eles desejam para o futuro, para que eles possam se lembrar disso na hora de estudar.
 
 

Livre-os das distrações


Isso é muito importante para os estudantes, para que eles consigam se concentrar é importante livrá-los de qualquer tipo de distração. Mas, não estamos falando apenas de tirar o celular deles, desligar a TV, ou qualquer outra coisa.

Ter um ambiente de estudos organizado, tranquilo e limpo ajuda muito na hora de vencer a procrastinação e manter a mente mais atenta e focada. Mas, não deixe para organizar esse ambiente na hora que os pequenos começarem a estudar, isso irá atrapalhar ainda mais.
 
 

Monte um cronograma de estudos


Montar um cronograma de estudos pode parecer algo simples e muito básico. Afinal de contas, basta que você mantenha um bom planejamento.

Porém, montar um cronograma é muito diferente de seguir um cronograma. E para que está acostumado a procrastinar, isso pode ser um pesadelo! O ideal é que você organize bem e segmente seus conteúdos com prazos para as crianças cumprirem cada uma das tarefas.
 
 

Trabalhe com recompensas


Você se lembra dos mecanismos que dissemos que o nosso cérebro utiliza no início do texto? Então, para conseguir controlar esses mecanismos é preciso aprender a trabalhar com algumas recompensas. 

Deixe as crianças estudarem por um determinado período durante alguns dias. Pense em algumas coisas que eles gostam de fazer, por exemplo: se a criança gosta de ler, que tal comprar aquele livro novo do seu autor favorito? Ou, que tal levá-los para dar uma volta no shopping no fim de semana? Para que isso aconteça, estabeleça algumas condições para que eles façam por onde de ganhar esses presentes.
 
 

Conclusão


Não nos restam dúvidas de que a procrastinação é algo que atrapalha muito o desempenho de quem precisa focar nos estudos. Mas, se você convive com uma criança que está desenvolvendo este espírito procrastinador, saiba que nem tudo está perdido.

É muito importante entender como a mente da criança funciona e aplicar estes truques simples que ensinamos aqui em sua rotina de estudos para abolir certos comportamentos.
 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok