1 Mais de um filho na escola: como os pais podem acompanhar os estudos de crianças em diferentes séries? | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Ed. Infantil: (11) 3683-3785 I Ensino Fundamental: (11) 2925-6836
15/03/2022 21:58

Mais de um filho na escola: como os pais podem acompanhar os estudos de crianças em diferentes séries?

Lidar com a educação de um filho pode ser uma tarefa complicada – mais de um requer um cuidado ainda maior. Na educação infantil deles, é relevante que haja o acompanhamento escolar pelos pais.

Mas como acompanhar diferentes filhos, que fazem diferentes séries? Nesse caso, é necessário planejamento para que nenhum filho fique de fora. A participação dos pais na escola é essencial na educação de todas as suas crianças.

É pensando nisso que montamos algumas dicas para os pais acompanharem a vida escolar dos filhos. Confira agora!

 

Qual é a importância do acompanhamento escolar dos pais para os filhos?


“Casa e escola não são dois mundos separados – eles devem ser unidos pela presença dos pais na escola.”

Casa e escola não são universos separados um do outro, ambos devem contribuir para o desenvolvimento infantil da criança. No caso de mais de uma criança em séries diferentes, os pais devem dar a devida atenção para todos os filhos.

É necessário estar integralmente com eles, passando um tempo de qualidade e ouvindo o que eles tem a dizer. Em certos momentos, é importante entender juntos o que cada um está enfrentando em séries diferentes.

Em outros, é essencial entender de forma separada quais são os seus desafios na escola. Ao equilibrar esses momentos, você dá abertura para que seus filhos ponham os conhecimentos adquiridos na escola em prática.

O acompanhamento escolar e o incentivo dos pais ajuda a adaptação escolar na educação infantil e impulsiona o desenvolvimento motor e cognitivo. Mas como isso pode ser realizado para diferentes filhos?
 

Dicas para os pais acompanharem a vida escolar dos filhos: como ser parte da educação infantil de todos?


Após entender a importância do acompanhamento escolar, é hora de saber como fazer isso para os filhos em diferentes séries. A rotina e a falta de tempo são os principais desafios dos pais na escola.

Eles já são desafios no acompanhamento escolar de uma criança – de mais uma então, se tornam complicados. Contudo, é possível contornar isso em poucos minutos do seu dia, pois acompanhar a vida escolar dos filhos é mais fácil do que parece.

Veja agora como!

 

Estabeleça uma rotina


Para acompanhar a educação dos filhos, é importante estabelecer uma rotina escolar que envolva todos eles. Afinal, você tem uma vida corrida e a presença de uma rotina pode lhe ajudar a encontrar os espaços livres.

Estabeleça os seus horários e os das crianças, definindo o que elas devem fazer e quando devem. Isso gera mais autonomia para elas, o que facilita na hora de ajudá-las nas tarefas.
 

Tenha uma postura receptiva e compreensiva para ajudar na adaptação escolar na educação infantil


Mesmo que tenha que lidar com diferentes conteúdos (de diferentes séries), é importante que tenha uma postura receptiva e compreensiva com as crianças. Isso ajuda no desenvolvimento emocional delas, pois torna suas atividades mais prazerosas.

Não fique cobrando tarefas sem participar delas, pois isso pode apenas criar distanciamento entre você e os filhos, chegando até mesmo em conflitos.
 

Use da tecnologia ao seu favor


Para conseguir acompanhar a educação dos filhos em diferentes séries, adote aplicativos escolares que ajudem na gestão doméstica. Por exemplo, agenda escolar, onde pode ver o que os seus filhos têm de tarefa para fazer.

Além disso, use de aplicativos para rotina de estudos, onde pode organizar as atividades que cada um deve fazer e quando eles devem.

 

Acompanhe as reuniões de pais


As reuniões são um momento especial para a participação dos pais na escola, pois é uma ocasião para discutir o comportamento e desempenho das crianças. Aproveite delas para entender as dificuldades que os seus filhos possuem.

Por exemplo, veja se a metodologia adotada está sendo eficiente e se ambos os filhos estão conseguindo ter um bom desempenho.

 

Prepare um local de estudos adequado para cada um


Uma das melhores dicas para os pais acompanharem a vida escolar dos filhos é montar um espaço de estudos para cada um. Dessa forma, um não atrapalha o outro, tendo um ambiente de silêncio e concentração disponível de maneira individual.

Além disso, é perfeito para diminuir a presença de telas na rotina[1]  – menos tecnologia na hora de realizar as tarefas.
 

Participe de eventos abertos com os seus filhos na comunidade escolar


Outra forma ótima de ajudar na adaptação escolar na educação infantil de ambos os filhos é participando de eventos abertos da escola. Neles, você pode se reunir com todos os filhos e conhecer mais das práticas da comunidade escolar.

Além disso, você desenvolve um melhor relacionamento com os professores das crianças nas diferentes séries.
 

Mantenha sempre um diálogo aberto com a escola


Sempre mantenha um diálogo aberto com a escola e os seus professores para trocar informações de ambas as crianças. Não foque apenas no desempenho escolar delas, tente saber sobre os seus comportamentos e as dificuldades que andam tendo.

A importância do acompanhamento escolar reside em dar atenção para todos os filhos ao se comunicar com a escola!

 

É possível dar atenção para todos os filhos na educação infantil?


É possível sim, mesmo que suas crianças estudem em séries diferentes. Porém, é necessário que haja planejamento e organização, de forma que o acompanhamento não seja desigual para ninguém.

Na educação infantil, é importante que ambas as crianças se sintam acompanhadas pelos pais. É apenas assim que todos os seus filhos vão apresentar o mesmo desenvolvimento ou melhor!

 
 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok