1 Estudar em casa: Como incentivar as crianças durante a pandemia | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
03/05/2021 15:59

Estudar em casa: Como incentivar as crianças durante a pandemia

Na pandemia, todas as rotinas mudaram e isso inclui a rotina escolar do seu filho. Agora é uma necessidade estudar em casa, mas de maneira repentina e até forçada. Então como manter nesse cenário o incentivo para educação infantil?

A infância é a fase mais afetada pelo isolamento social, com a criança tendo um desenvolvimento infantil prejudicado. O que você, como mãe, pode fazer é tornar esse momento sensível em um cronograma de estudo infantil.

Para lhe ajudar nisso, aqui vão algumas orientações para educação infantil na pandemia!



 

A importância final da resiliência e da organização para estudar em casa


“Sem os filhos na escola, pais e mães devem criar novos horários e hábitos para educação infantil.”

Resiliência emocional se trata da capacidade de uma pessoa lidar com desafios e situações adversas, de se adaptar às mudanças. Isso é algo essencial para você que precisa alterar totalmente sua rotina (e a do seu filho) para se adequar à pandemia.

Atualmente, vivemos num cenário de homeschooling, onde seu filho tem uma rotina de estudos voltada para a aula em casa. Você não é uma professora ou professor, mas pode contribuir para a formação educacional do seu filho.

Para isso, precisa da resiliência emocional, da organização para que o ambiente de aula em casa funcione e de orientações para educação infantil na pandemia. Há algumas dicas para os pais na educação dos filhos que vão lhe ajudar!

 

Como incentivar as crianças durante a pandemia: 7 dicas para os pais na educaçã dos filhos!


Não é fácil praticar o homeschooling, mas é a melhor opção para o momento. Se trata de um desafio para você, sem preparo pedagógico, ajudar os filhos a acompanharem as aulas online. Contudo, há coisas que vão além da sala de aula.

As orientações para educação infantil na pandemia deixam isso bem claro: o desenvolvimento escolar vai além de ensinar matérias escolares. Por isso, aqui vão algumas dicas para os pais na educação dos filhos que lhe ajudam nisso!


Dê afeto e crie um ambiente de harmonia

A criança agora enfrenta um cenário novo que vai afetar o seu desenvolvimento, por isso, é necessário que dê a ela todo o afeto. Além disso, crie um ambiente de harmonia que permita a concentração dela durante uma aula em casa, sem ruídos e distrações.
 

Estimule a interação e a comunicação

Dos 0 aos 6 anos, é um momento de estimular a interação e a comunicação da criança através de brincadeiras, histórias, músicas e desenhos. Por exemplo, dos 18 meses aos 3 anos, é um momento perfeito para começar a treinar associações.

Além disso, crie situações que instiguem a curiosidade, como brincadeiras de “cadê?” ou um jogo de sombras na parede.

 

Faça a criança se movimentar

Movimento é algo importante nas aulas para crianças, principalmente as mais novas. Por exemplo, dos 0 aos 18 meses, é importante fazer uma corrida de obstáculos, com almofadas e cobertores.
Dos 18 meses aos 3 anos, pode fazer uma brincadeira de caçar objetos pela casa. Dos 3 aos 6 anos, pode fazer um esconde-esconde, correr ou dançar.
 

Faça uma rotina de estudos

Antes de tudo, defina uma rotina para seu filho, com horários de dormir e acordar, para café da manhã, almoçar e finalmente para os estudos. A rotina de estudos que definir deve ser clara, de forma que alivie a ansiedade dele de saber o que será feito.

Além disso, deve dar autonomia para seu filho criar algumas atividades dentro do cronograma de estudo infantil. Isso é importante para desenvolver seu senso de independência.

 

Dê atenção para as brincadeiras dele

Ao participar das brincadeiras da criança, prefira 10 minutos com atenção integral, ao invés de meia hora onde você passa mais tempo olhando o celular. É melhor a qualidade, do que quantidade.
 

Foque em atividades mais abstratas

Você não é um professor e nem deve tentar ser – em relação às matérias, seu papel é o de auxiliador. O que você pode fazer de fato é focar em habilidades mais abstratas que serão importantes para a criança no futuro. Por exemplo, ensinar a ser mais paciente e persistente ou então a introduzir nas atividades domésticas.
 

Faça a revisão das tarefas

Se o professor passar uma tarefa, você pode assumir o papel de revisar ela. Dessa forma, o conteúdo entra mais facilmente na mente da criança. Se possível, faça isso de maneira criativa, como com música.
 

Como manter a criança incentivada no homeschooling?

É sempre difícil manter a atenção das crianças nos estudos, imagine na pandemia. Por isso que você deve “pensar fora da caixinha” e elaborar formas criativas de manter a criança engajada no cronograma de estudo infantil.

Ao estudar em casa, a criança deve se sentir relaxada e interessada, principalmente num cenário de pandemia.

Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok