1 Conheça a importância da meditação infantil na saúde mental da criança | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Ed. Infantil: (11) 3683-3785 I Ensino Fundamental: (11) 2925-6836
09/05/2022 06:15

Conheça a importância da meditação infantil na saúde mental da criança

Estresse, falta de paciência e desequilíbrios emocionais são os resultados de algumas situações pelas quais os pequeninos acabam passando. Apesar de não ser tão discutido, a meditação infantil é uma resposta contra esses problemas.

A meditação infantil guiada tem sido aplicada em diferentes escolas pelo mundo. O Reino Unido foi um dos precursores dos tipos de meditação no ambiente escolar, trabalhando com o mindfulness para crianças desde 2007.

No Brasil, a prática da meditação para crianças tem crescido, pois os seus resultados na saúde mental infantil são fáceis de perceber. Prosseguindo com a leitura, poderá entender melhor a importância da meditação para o seu filho!
 

O que é a meditação infantil e qual a sua importância para a saúde mental da criança?


“Pelas crianças ficarem tanto tempo ao redor de eletrônicos e diversas atividades, o cansaço, a agitação, a ansiedade e a falta de concentração são recorrentes.”

O que é a meditação para crianças? A meditação é a ação de pôr toda a sua atenção num único ponto, de forma que possa entender e experimentar o seu mundo interior. Para as crianças, é uma técnica de desenvolvimento emocional.

Acontece que as crianças quase não brincam hoje em dia, ficando muitas horas na frente de telas no seu tempo livre. Além disso, estão quase sempre envolvidas em várias atividades, o que tem promovido ansiedade, falta de concentração, agitação e cansaço.

A importância da meditação reside no fato de ser um momento de tranquilidade em meio a um mundo mais conectado e carregado de informações. Conforme mais estresse seu filho carrega, mais o seu comportamento se torna negativo.

E isso também impacta no seu desenvolvimento escolar, já que o desempenho cai pela falta de concentração e agitação. A meditação cria a resiliência nos pequenos para enfrentarem o mundo moderno.
 

Qual é a grande importância da meditação?


As principais técnicas de meditação são capazes de melhorar habilidades importantes para o desenvolvimento emocional[1]  da criança. Essas habilidades são:
  • Concentração;
  • Expressão (todos os tipos);
  • Identificação das emoções (de si e dos outros);
  • Resolução de problemas;
  • Motivação;
  • Controle do estresse e da agressividade.

A meditação infantil guiada acalma e esvazia a mente para uma tomada de decisão com estresse e inquietação reduzidos e controlados.
 

Quais são os principais tipos de meditação para crianças?


Os principais tipos de meditação mente-corpo são a visualização dirigida, tai chi e a meditação tradicional. Apenas elas já são capazes de criar resiliência emocional nas crianças, permitindo que elas administrem suas emoções de maneira mais positiva.

Porém, ainda há mais duas técnicas de meditação, que costumam ser as principais na educação infantil:
  • Mindfulness para crianças: conhecida como atenção plena, essa técnica conduz a criança para uma atenção total na respiração, no corpo e no presente. Com isso, aumenta a calma e o relaxamento e melhora a saúde mental infantil;
  • Ioga para crianças: nesse tipo de ioga, as posições ganham nomes criativos de bichos, com os sons (mantras) sendo leves imitações deles.
 

Quais são os benefícios da meditação para as crianças?


A meditação infantil guiada deve ser parte da rotina da criança para que seus benefícios surjam. E quais são os benefícios da meditação?
 

É agradável para a faixa etária


A meditação pode ser adaptada para a faixa etária do praticante, inserindo um aspecto lúdico que a torne atrativa para a criança.
 

Acalma o corpo e a mente


A prática da meditação proporciona um momento de controle da ansiedade interna da criança. Ela relaxa o corpo e acalma a mente, permitindo que a criança assuma o controle sobre os próprios sentimentos.
 

Aumenta a concentração


Durante a meditação, a criança é auxiliada a concentrar sua mente num único ponto, o que aprimora a concentração no dia a dia.
 

Melhora o controle das emoções


O autocontrole emocional é uma habilidade que a meditação estimula, pois ela auxilia na superação do medo, da raiva, da inquietude e da ansiedade.
 

Promove o autoconhecimento


Através do conjunto de ações da meditação, a criança se conhece e amadurece, reconhecendo o que é bom e ruim para ela. Dessa forma, ela administra melhor a impulsividade e as emoções extremas.
 

Como fazer a meditação infantil?


Como fazer a meditação para crianças? O primeiro passo é entender se elas se encontram prontas para isso. A meditação deve ser introduzida gradualmente na rotina, pois forçar ela pode gerar apenas mais estresse.

Uma dica é mostrar o resultado concreto dela para a criança, ou seja, criar um objetivo. Além disso, deixe a criança observar você meditando. Por fim, peça para que ela se concentre em qualquer objeto ou barulho que gere boas sensações.

Todas essas pequenas ações contribuem para que a meditação infantil ocorra e gere os resultados positivos para a saúde mental infantil!
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok