1 Como e quando delegar tarefas cotidianas para as crianças em casa? | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Ed. Infantil: (11) 3683-3785 I Ensino Fundamental: (11) 2925-6836
11/07/2022 19:43

Como e quando delegar tarefas cotidianas para as crianças em casa?

As crianças aprendem todos os dias sobre si mesmas e sobre o mundo. Durante a formação da personalidade deles, é muito importante que eles adquiram senso de colaboração e de responsabilidade, para crescerem mais empáticas e autônomas.

Dessa maneira, os pais quando forem delegar tarefas cotidianas aos seus filhos, estão agindo para que seus filhos tenham um desenvolvimento saudável e completo.

Quando as crianças começam a contribuir com as tarefas cotidianas da casa e começam a reconhecer e organizar a própria bagunça, aprenderão a organizar e cuidar mais do espaço que convivem, colaboram para o fortalecimento dos seus laços familiares.

Isso acontece porque fazendo isso, as crianças se sentem mais conscientes de toda a dinâmica doméstica, se sentem pertencentes ao lar e entendem melhor que este necessita ser cuidado por todos.

A seguir, falaremos um pouco melhor sobre a importância de incluir as crianças nas tarefas cotidianas da casa, quais são as tarefas indicadas para cada faixa etária e como fazer tudo isso ser uma tarefa agradável. Continue a leitura conosco!
 
 

Por que é importante incluir as crianças nas realizações das tarefas cotidianas?


Estimular que seus filhos participem da rotina de cuidados da sua casa serve para educá-los para diversas situações da vida. Realizando essas atividades, eles conseguem compreender diversas lições sobre empatia, comprometimento, disciplina, solidariedade e autonomia.

Além disso, desenvolvem maiores habilidades e adquirem senso de pertencimento. Acabam descobrindo, de forma lúdica, que nós pertencemos a um mundo que é coletivo e que, o bem-estar de todos os indivíduos necessita da colaboração de cada um. Isso fará com que eles tornem-se adultos preparados, responsáveis, felizes e saudáveis.

Os benefícios desse método educativo de incluir as crianças nas tarefas cotidianas irão se estender por todos os tipos de relações que eles construirão ao longo da vida.

 Veja abaixo alguns dos principais benefícios das tarefas cotidianas para as crianças:
 
 
  • Desenvolvimento de novas habilidades;
  • Aprendizado sobre consciência coletiva e responsabilidade;
  • Desenvolvimento de autonomia e autoconfiança;
  • Melhora nas relações familiares.
 
 

Quando delegar tarefas para as crianças?


O esforço que a realização das tarefas cotidianas exige deverá sempre respeitar as limitações intelectuais e físicas de cada estágio de desenvolvimento das crianças.

Apenas desta maneira que as tarefas cotidianas farão sentido se incorporadas no dia a dia das crianças e terão chances de serem incorporadas como hábito e levadas para o resto da vida.

A partir dos 2 anos de idade, a criança já consegue guardar seus brinquedos, colocar suas roupas sujas no cesto e, é uma excelente fase para conseguir incluí-las nas tarefas cotidianas, uma vez que é muito comum que elas queiram imitar tudo aquilo que veem os adultos fazendo.

Aos 4 anos, as crianças já apresentam maior habilidade para guardar os seus brinquedos de forma mais organizada, além de conseguir organizar seus materiais escolares e seus livros. Ensine a criança qual a importância de limpar tudo aquilo que sujar também.

Aos 6 anos, o seu filho já consegue participar melhor da organização da casa, podendo ser ensinado a arrumar o próprio quarto, tirar o pó e varrer os cômodos. Caso tenha animais domésticos, ensine-os a dar banho neles nessa etapa também.

Entre os 8 e 9 anos, a criança já desenvolveu maiores habilidades motoras e já se torna capaz de realizar algumas tarefas cotidianas com maior segurança. Então, ensine-os a lavar a louça, preparar seus lanches, aspirar o pó e ajudar a limpar o quintal, quando houver.
 
 

Como incentivar a participação dos seus filhos nas tarefas cotidianas?


Quando as tarefas cotidianas começam a ser inseridas na rotina da criança, os cuidados começam a ser naturais. Assim, a criança passa a entender que é preciso zelar pelo seu espaço, deixar tudo limpo confortável e organizado.

Portanto, quando as tarefas cotidianas são utilizadas como obrigação ou castigo, pode acontecer da criança criar um certo medo ou aversão e, assim, crescer associando as tarefas a algo ruim.

Para que isso não aconteça, existem algumas dicas que os adultos poderão colocar em prática na hora de dar as tarefas cotidianas para as crianças. Veja alguma delas:
 
 
  • Procure entender mais sobre a rotina da criança;
  • Elabore uma rotina de participação;
  • Faça da realização das tarefas cotidianas algo prazeroso;
  • Reconheça o esforço da criança.
 
 

Conclusão


O aprendizado é dado, na grande maioria das vezes, através do exemplo. Por conta disso, se você deseja incentivar que as crianças colaborem nas tarefas cotidianas, também deverá contribuir para a organização do seu lar.
 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok