1 Berçário para seu filho: Como escolher? | Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • Educação Infantil e Ensino Fundamental Bilíngue em Osasco
  • (11) 3683-3785
03/07/2020 10:32

Berçário para seu filho: Como escolher?

A primeira coisa que os pais devem fazer antes de escolher o berçário para seu filho é visitar o local. Afinal, nenhum material de divulgação é capaz de transmitir tanta verdade quanto aquelas que os olhos podem ver. 
 
E durante a visita, além de muita observação, é recomendado perguntar tudo sobre a estadia do seu filho no berçário. Para não esquecer nenhum item, anote em uma folha de papel todas as questões que você considerar relevantes e leve consigo para a visita. 
 
Neste artigo vamos te ajudar a identificar o que é positivo e negativo na avaliação. Portanto, leia até o final e, se você já passou por isso, compartilhe com a gente contando a sua história nos comentários. 

O que avaliar durante a escolha do berçário para seu filho 
 
Para muitos pais, é marcante o momento de deixar o filho no berçário pela primeira vez. Afinal, quando eles chegam na família o mundo passa a girar em torno deles, nada é tão importante quanto a saúde e bem estar dos bebês. 
 
A preocupação dos pais com a segurança dos recém-nascidos é tão grande que costumam passar as noites acordados, na vigília. E o comportamento dos pais não é diferente durante o dia. Assim, os primeiros meses de vida dos pequenos são realmente intensos. 
 
É nesta fase que os pais se apegam aos filhos e os filhos se apegam aos pais. Se já é difícil ficar longe do bebê por alguns minutos quando estão em casa, imagina ser separado da cria por um dia inteiro? Mas é um sacrifício necessário, afinal a vida precisa seguir em frente e a licença maternidade tem data para terminar. 
 
Para que você consiga se concentrar no trabalho, uma das tarefas mais importantes é escolher o berçário para seu filho. Pois você precisa ter certeza de que ele estará em boas mãos e em um lugar seguro. 
 
Mas como identificar estas características no local? Como saber se a escolha do berçário para seu filho foi acertada? Veja o que o lugar precisa ter para receber bem e para garantir uma boa estadia ao seu filho. 

Localização e instalações do berçário 
 
Pesquise e avalie berçários que sejam próximos do seu local de trabalho, ou da casa de alguém que possa dar um suporte caso aconteça alguma eventualidade. Imagina você ter que ir até a creche do seu filho no meio do seu expediente, tendo que atravessar toda a cidade! 
 
Durante sua visita, vá até o local onde os bebês ficam e observe bem como eles são acolhidos, e veja se disponibilizam um berço para cada bebê. O ambiente arejado, com muitas janelas, também é preferível, pois evita a proliferação de gripes, resfriados, entre outras doenças. 
 
A qualificação dos funcionários 
 
Jamais deixe seu bebê sob os cuidados de curiosos, exija a qualificação do profissional que ficará responsável pelo seu filho. Berçaristas com formação de professora de educação infantil são pontos favoráveis ao estabelecimento.  
 
Outra avaliação indispensável é quanto ao número de professores/cuidadores à disposição das crianças. Para garantir que todas elas recebam a atenção necessária, o recomendado é que o berçário tenha duas profissionais para cada oito bebês. 
 
Se você se preocupa com a saúde do seu filho, então você também deve se preocupar com o que ele come. Por isso, faça uma visita ao lactário do berçário e converse com a pessoa responsável pelo preparo das mamadeiras. Verifique as condições de higiene, se há equipamentos de esterilização e se são armazenadas devidamente identificadas. 
 
Outros alimentos devem ser orientados por uma nutricionista. Peça para ver o cardápio semanal e repare se há a indicação de alimentos industrializados. Sempre será preferível servir frutas e saladas, devidamente higienizadas. 

Cada detalhe é importante 
 
Os bebês são curiosos por natureza, por isso levam tudo à boca e costumam pôr as mãos onde não devem. Portanto, as tomadas do local precisam ser protegidas e os brinquedos não devem conter peças que possam ser engolidas. 
 
Veja se há proteção de silicone nas quinas dos móveis e se há escadas no ambiente. Preferencialmente, não deve ter escadas. Mas, se tiver elas devem ser protegidas com grades nas duas extremidades. No caso de haver elevadores no local, eles devem ser operados exclusivamente por adultos. 
 
Sorria, seu bebê está sendo filmado 
 
Algumas creches oferecem monitoramento online, em tempo real, e os pais podem assistir tudo pelo smartphone. Porém, nem todos aprovam este serviço por considerar invasivo e por expor seus filhos na internet. 
 
Por isso, não considere este um critério preponderante na sua avaliação. Mesmo que o berçário não tenha câmeras nos ambientes, ele pode oferecer outros atrativos que justifiquem a sua escolha. 

Ficou dodói, e agora? 
 
Não se esqueça de conversar com a pessoa responsável pelo berçário sobre a política em relação à bebês doentes. Algumas creches recebem os bebês mesmo quando eles estão debilitados, arriscando a saúde das outras crianças. 
 
Por outro lado, é um ponto à favor da creche se ela ajudar no acompanhamento da carteira de vacinação do bebê. Afinal, se todas as crianças estiverem devidamente imunizadas, o risco de proliferação de doenças será muito reduzido. 
 
Não economize o seu tempo nesta tarefa, visite o maior número de berçários possível e avalie todas com muita atenção. Seja muito criteriosa e não abra mão da segurança e do bem estar do seu filho enquanto estiver no local escolhido. 
 
 
 
 
 
 
 
Comente esta publicação!

Nome:
E-mail:
Comentário:
Digite os caracteres abaixo:


X
RECUPERAÇÃO DE SENHA
E-mail:
Preencha o campo acima com seu e-mail de cadastro para receber uma nova senha.
Ok