Berçário para seu filho: Como escolher?

A primeira coisa que os pais devem fazer antes de escolher o berçário para seu filho é visitar o local. Afinal, nenhum material de divulgação é capaz de transmitir tanta verdade quanto aquelas que os olhos podem ver. 

E durante a visita, além de muita observação, é recomendado perguntar tudo sobre a estadia do seu filho no berçário. Para não esquecer nenhum item, anote em uma folha de papel todas as questões que você considerar relevantes e leve consigo para a visita. 

Neste artigo vamos te ajudar a identificar o que é positivo e negativo na avaliação. Portanto, leia até o final e, se você já passou por isso, compartilhe com a gente contando a sua história nos comentários. 

O que avaliar durante a escolha do berçário para seu filho 

Para muitos pais, é marcante o momento de deixar o filho no berçário pela primeira vez. Afinal, quando eles chegam na família o mundo passa a girar em torno deles, nada é tão importante quanto a saúde e bem estar dos bebês. 

A preocupação dos pais com a segurança dos recém-nascidos é tão grande que costumam passar as noites acordados, na vigília. E o comportamento dos pais não é diferente durante o dia. Assim, os primeiros meses de vida dos pequenos são realmente intensos. 

É nesta fase que os pais se apegam aos filhos e os filhos se apegam aos pais. Se já é difícil ficar longe do bebê por alguns minutos quando estão em casa, imagina ser separado da cria por um dia inteiro? Mas é um sacrifício necessário, afinal a vida precisa seguir em frente e a licença maternidade tem data para terminar. 

Para que você consiga se concentrar no trabalho, uma das tarefas mais importantes é escolher o berçário para seu filho. Pois você precisa ter certeza de que ele estará em boas mãos e em um lugar seguro. 

Mas como identificar estas características no local? Como saber se a escolha do berçário para seu filho foi acertada? Veja o que o lugar precisa ter para receber bem e para garantir uma boa estadia ao seu filho. 

Localização e instalações do berçário 

Pesquise e avalie berçários que sejam próximos do seu local de trabalho, ou da casa de alguém que possa dar um suporte caso aconteça alguma eventualidade. Imagina você ter que ir até a creche do seu filho no meio do seu expediente, tendo que atravessar toda a cidade! 

Durante sua visita, vá até o local onde os bebês ficam e observe bem como eles são acolhidos, e veja se disponibilizam um berço para cada bebê. O ambiente arejado, com muitas janelas, também é preferível, pois evita a proliferação de gripes, resfriados, entre outras doenças. 

A qualificação dos funcionários 

Jamais deixe seu bebê sob os cuidados de curiosos, exija a qualificação do profissional que ficará responsável pelo seu filho. Berçaristas com formação de professora de educação infantil são pontos favoráveis ao estabelecimento.  

Outra avaliação indispensável é quanto ao número de professores/cuidadores à disposição das crianças. Para garantir que todas elas recebam a atenção necessária, o recomendado é que o berçário tenha duas profissionais para cada oito bebês. 

Se você se preocupa com a saúde do seu filho, então você também deve se preocupar com o que ele come. Por isso, faça uma visita ao lactário do berçário e converse com a pessoa responsável pelo preparo das mamadeiras. Verifique as condições de higiene, se há equipamentos de esterilização e se são armazenadas devidamente identificadas. 

Outros alimentos devem ser orientados por uma nutricionista. Peça para ver o cardápio semanal e repare se há a indicação de alimentos industrializados. Sempre será preferível servir frutas e saladas, devidamente higienizadas. 

Cada detalhe é importante 

Os bebês são curiosos por natureza, por isso levam tudo à boca e costumam pôr as mãos onde não devem. Portanto, as tomadas do local precisam ser protegidas e os brinquedos não devem conter peças que possam ser engolidas.

Sorria, seu bebê está sendo filmado 

Algumas creches oferecem monitoramento online, em tempo real, e os pais podem assistir tudo pelo smartphone. Porém, nem todos aprovam este serviço por considerar invasivo e por expor seus filhos na internet. 

Por isso, não considere este um critério preponderante na sua avaliação. Mesmo que o berçário não tenha câmeras nos ambientes, ele pode oferecer outros atrativos que justifiquem a sua escolha. 

Ficou dodói, e agora? 

Não se esqueça de conversar com a pessoa responsável pelo berçário sobre a política em relação à bebês doentes. Algumas creches recebem os bebês mesmo quando eles estão debilitados, arriscando a saúde das outras crianças. 

Por outro lado, é um ponto à favor da creche se ela ajudar no acompanhamento da carteira de vacinação do bebê. Afinal, se todas as crianças estiverem devidamente imunizadas, o risco de proliferação de doenças será muito reduzido. 

Não economize o seu tempo nesta tarefa, visite o maior número de berçários possível e avalie todas com muita atenção. Seja muito criteriosa e não abra mão da segurança e do bem estar do seu filho enquanto estiver no local escolhido. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *